Jogadores de Cruzeiro e Atlético de Madri foram elogiados pelo técnico e devem ser surpresa em primeira convocação
Do iG
O técnico Dunga parece disposto a corrigir algumas falhas cometidas por Luiz Felipe Scolari na montagem da seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo neste ano. Ignorados na lista de 23 convocados, jogadores de Atlético de Madri, atual campeão espanhol e vice europeu, e Cruzeiro, campeão brasileiro, estão no raio de ação do novo treinador antes da sua primeira convocação, para os amistosos contra Colômbia e Equador em setembro nos Estados Unidos.
"O Cruzeiro foi campeão brasileiro e tinha bons jogadores. O Atlético de Madrid tinha bons jogadores que poderiam estar também", disse o técnico em entrevista à TV Globo ao ser perguntado sobre os jogadores que poderiam ter figurado entre os convocados para a Copa do Mundo.
Atlético de Madri e Cruzeiro não tiveram jogadores convocados por Felipão para a Copa. O time espanhol teve o lateral-esquerdo Filipe Luís, negociado com o Chelsea no último mês, e o zagueiro Miranda na lista dos sete jogadores suplentes para a Copa do Mundo, mas não foram levados ao Mundial.
Já o atual campeão e líder do Brasileiro tem jogadores que desde 2013 se destacam no cenário nacional como o meia Éverton Ribeiro e o atacante Ricardo Goulart. Em 2006, na sua primeira passagem de Dunga pela seleção, o time brasileiro com mais jogadores convocados foi o Cruzeiro. Foram dois jogadores: o goleiro Fábio e o meia Wagner, hoje no Fluminense.
"O Filipe Luis, que era do Atlético de Madrid e foi para o Chelsea, e o Miranda, que continua no Atlético, por pouco não jogaram a Copa. Estavam na lista de sete jogadores que poderiam substituir um dos 23 convocados que se machucassem. O Everton Ribeiro foi eleito o craque do Brasileirão de 2013 pelo Cruzeiro. Estariam aí algumas pistas?", disse Dunga, sem confirmar se chamará os citados ou não.
Philipe Coutinho pode ganhar chance. Ele se encaixa no perfil buscado por Dunga
O único confirmado por Dunga foi o mais óbvio: Neymar, preterido por ele da Copa de 2010. Ele deu dica de outros nomes. "São jogadores jovens que estão na Europa, que estão tendo bom rendimento. A gente está seguindo juntamente com os jogadores brasileiros também", comentou. Nesse perfil o meia Philipe Coutinho, do Liverpool, é quem mais se encaixa. Perfil diferente do perseguido por Dunga no início do seu primeiro trabalho, em agosto de 2006.
Na sua primeira passagem pela seleção o técnico também levou novidades nas suas primeiras convocações, mas longe de serem "promessas". A mais famosa e controversa delas foi a do atacante Afonso Alves, então com 26 anos e no Heerenveen, da Holanda, clube pelo qual foi artilheiro da Europa.
A convocação para os amistosos contra Colômbia, dia 5 de setembro, em Miami, e o Equador, dia 9, em Nova Jersey, será feita em meados de agosto, ainda sem data exata definida. Para estes amistosos Dunga terá como auxiliar o ex-volante da seleção brasileira Mauro Silva.