A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), realizou nesta terça-feira (4) visita às obras do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, com a equipe técnica do Banco Mundial (BIRD), que é parceiro do programa.
Durante todo o dia, o secretário de Projetos Especiais, Gustavo Marques, e a equipe de especialistas da secretaria acompanharam os membros do Bird, durante visita às obras realizadas com recursos do Banco Mundial e também às obras que a Prefeitura realiza como contrapartida. Pela manhã, foram visitadas as obras da margem direita da Bacia do Bacanga e à tarde ocorreram as visitas as ações da margem esquerda da bacia. Dentre as obras da margem direita, as equipes estiveram na de construção e recuperação do canal do Rio das Bicas, no bairro do Coroadinho, que deve ser concluída em pouco mais de dois meses.
Outra obra paralela ao canal é a de urbanização das áreas do entorno. "As obras estão dentro do cronograma previsto e as oito áreas de praças que estão sendo construídas no seu entorno trarão melhorias significativas para os moradores dessa região, pois antes dessas obras não existiam espaços de lazer nem calçamento e hoje isso já se tornou uma realidade", disse o secretário Gustavo Marques.
As praças estão espalhadas entre os bairros do Salinas do Sacavém, Coroadinho e Vila Natal e terão academia aberta, playground, quadra poliesportiva, jogos de mesa e infantis, pista de skate, além de outras intervenções de melhoria, como a pavimentação das praças e vias do entorno com blocos de concreto intertravado, que mantém o solo mais permeável e ajuda no conforto térmico, agregado a soluções de arborização, tornando os espaços mais sustentáveis.
Além das obras de canal e urbanização, a visita técnica ainda vistoriou as unidades habitacionais em construção nas margens do canal, que irão abrigar os moradores que tinham residências em cima do canal e que precisaram ser reassentadas para o sucesso da obra.
A equipe do Banco Mundial segue em reuniões com a Prefeitura ao longo da semana para alinhamento das demandas e ajustes dos cronogramas das obras e ações futuras e na sexta feira deve haver uma reunião entre o prefeito e os técnicos da Prefeitura e do Banco Mundial para um balanço sobre a missão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário