MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

sábado, 7 de julho de 2012

Caso Décio Sá: Blogueiros tentavam extorquir agiotas

7 de julho de 2012 às 13h14min

Blog do Kennard

Os leitores sabem que condeno o corporativismo. Por que haveria de aceitar no meio jornalístico?
O assassinato do jornalista Décio Sá é uma grande oportunidade para separar jornalistas de picaretas. Jornalistas de chantagistas. Jornalistas de amigos de bandidos. Escrevi aqui, no dia 25 de abril, o artigo “O subjornalismo de chantagem deveria estar de orelha em pé” (o leitor pode rever aqui).
Só que há mais um detalhe. Com o surgimento da internet nasceu a oportunidade de um número muito maior de pessoas poderem apresentar suas opiniões, suas reivindicações e suas indignações. Ótimo. Mas, como toda boa novidade, apareceu o lado sombrio. No Maranhão, qualquer picareta que não é jornalista tratou de fazer um blog. Era a oportunidade de tomar dinheiro. Assim, proliferaram como coelhos blogues para chantagear e tomar dinheiro de homens públicos não dignos, de empresários safados e de bandidos.
Claro que daí não poderia sair coisa boa. Claro que havia todas as possibilidades de nascer uma tragédia.
Escrevi aqui, após a morte de Décio Sá, que havia “jornalistas”, assim, entre aspas, e blogueiros envolvidos. Houve quem tratasse logo de responder que o secretário de Segurança do Maranhão, Aluísio Mendes, já dissera que não havia jornalistas envolvidos na morte de Décio Sá. Pois é, só que eu não disse que havia “jornalistas” e blogueiros envolvidos diretamente na morte de Décio Sá. Referia-me ao envolvimento com agiotas.
Pois bem, meus caros e minhas caras, há inúmeros blogueiros, sim, envolvidos com essa gente. E vou dar uma informação em primeira mão: a polícia tem gravações de blogueiros tentando extorquir agiotas, entre eles Gláucio Alencar, um dos suspeitos de mandar matar Décio Sá. Se a polícia não divulgou até agora é porque acredita que isso jogará fumaça nas investigações. Mas tem as informações que estou expondo.
Escrevi isso e surgiu o depoimento de Gláucio Alencar. E o que estava lá? Justamente, um blogueiro sendo acusado pelo próprio Gláucio de tentar extorqui-lo. Registre-se que os blogueiros que tiveram acesso ao depoimento trataram de esconder o fato e o nome do blogueiro. Houve, se não estou enganado, uma exceção. Pois este blog, que não abre mão de dar às palavras o peso que elas têm, divulgou o fato, o nome e a foto do blogueiro (pode ser revisto aqui).
Pois agora, como acabo de dizer, fiquei sabendo que há mesmo outros blogueiros envolvidos com chantagem de agiotas. E que a polícia sabe quem são e tem até, em alguns casos, registros gravados.
Quem tem blog e pratica jornalismo (sem aspas) só pode desejar que a polícia cumpra seu papel e mostre quem é quem nesses episódios. É a única forma de fazer uma varredura e separar o joio do trigo. Os leitores que querem notícias não forjadas e os jornalistas decentes irão agradecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário