MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Prefeitura equipa escolas da rede pública com escovódromos

 

Primeiro equipamento foi instalado na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rubem Goulart, na Cohab
 
 
A Prefeitura de São Luís, através das Secretarias de Saúde (Semus) e de Educação (Semed), iniciou nesta terça-feira (18) a entrega de escovódromos, destinados à assistência em saúde bucal dos estudantes de 54 escolas da rede pública integrantes do Programa Saúde na Escola (PSE). O escovódromo consiste em um equipamento portátil para instalação em cada uma das unidades selecionadas. O espaço conta com lavatórios, torneiras e espelhos destinados à higiene bucal dos educandos.
 
De acordo com a secretária adjunta de Administração e Finanças da Semus, Margarida Maria de Medeiros, houve um aumento dos investimentos do PSE. “O ano de 2014 representa um marco no Programa Saúde na Escola, que tem o apoio do prefeito Edivaldo e está expandindo suas atividades com a oferta de novos serviços, como a entrega de óculos aos alunos com problemas de acuidade visual e a inserção de novos conteúdos de promoção da saúde; além do trabalho de combate às drogas”, explicou.
 
Os escovódromos serão disponibilizados em 38 escolas da rede municipal e 16 unidades da rede estadual de ensino. O primeiro equipamento foi instalado na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rubem Goulart, na Cohab. Na ocasião, a Prefeitura entregou também 50 estadiômetros fixos, que serão utilizados para medir a estatura dos alunos, acompanhando o crescimento deles e garantindo atenção ao desenvolvimento dos educandos.
 
As escolas utilizarão os escovódromos em ações pedagógicas de saúde bucal dentro das escolas, com a supervisão das equipes do PSE. Já os estadiômetros servirão para a avaliação antropométrica dos alunos da rede, identificando casos de desnutrição ou obesidade entre os estudantes, em ações de saúde preventiva que terão acompanhamento de dentistas, enfermeiros e nutricionistas.
 
“A entrega desses equipamentos é mais uma forma de concretizar o compromisso do prefeito Edivaldo de garantir Educação de qualidade. Sem Saúde, não há Educação, e é por isso que temos trabalhado em conjunto para garantir que as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino sejam cuidados e orientados, de modo a garantir o seu pleno desenvolvimento”, destacou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
 
Sara Silva, 7 anos, que cursa o 1º ano do Ensino Fundamental, participou do momento de demonstração do uso dos escovódromos na U.E.B. Rubem Goulart. Seguindo as orientações de escovação da dentista Cláudia Portela, Sara fez todos os movimentos necessários e importantes para se ter uma dentição limpa e protegida. Ela foi vista por mais de 60 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e não se intimidou. “Foi muito legal, não tive vergonha não. Eu gosto muito de escovar os meus dentes, eu aprendi quando eu ainda tinha um ano”, conta.
 
Para a gestora da Unidade, Ana Célia Frazão, quanto melhores as condições de saúde das crianças e adolescentes, maior é o aprendizado. “Sabemos também que muitas famílias não têm condições de pagar um dentista; portanto, as ações do PSE são para fortalecer a prevenção”, ressaltou. Ao todo, serão entregues 60 escovódromos a 54 escolas, algumas irão receber dois equipamentos em função da grande quantidade de alunos.
 
SOBRE O PSE
 
O Programa Saúde na Escola é desenvolvido em parceria com o governo federal por meio de uma articulação entre as Secretarias Municipais da Saúde (Semus) e da Educação (Semed). O PSE atende aproximadamente 35 mil estudantes de seis a 14 anos, com ações preventivas de saúde bucal, monitoramento de peso e altura, assistência nutricional, avaliação auditiva e acompanhamento oftalmológico visando ao enfrentamento das fragilidades de saúde dos educandos da educação básica. Para garantir esse atendimento, cada escola participante do Programa conta com uma equipe de Saúde da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário