MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Palestra sobre arte marca encerramento da Ocupação Trapiche #9

Da Redação - Agência São Luís
Alunos do Liceu participaram de palestra sobre arte realizada na Galeria Trapiche, da Prefeitura de São LuísEstudantes da escola de Ensino Médio Liceu Maranhense participaram do encerramento da Ocupação Trapiche #9 que contou com a palestra "Isto é arte?", ministrada pela professora Monica Rodrigues. O evento ocorreu na última semana na Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís.
Fazendo questionamentos sobre o que é arte, Rodrigues abordou em sua fala características que definem os diversos movimentos artísticos, mostrando com isso as mudanças que a concepção de arte sofreu ao longo do tempo. Além disso, abordou conceitos do belo e da estética em sua perspectiva filosófica, a questão da nudez, a moralidade e outros tabus, levando os estudantes a pensarem com mais profundidade o assunto.
"A arte não copia ou simplesmente reproduz a realidade, seus objetos, ideias e conceitos, mas faz representações simbólicas delas, sempre criando, trazendo algo novo", afirmou. Outro aspecto citado por Rodrigues foi a função da arte. "Uma das principais características da arte é humanizar as pessoas, despertar a sensibilidade de cada um, suscitar temas, discussões, retratar momentos de mudança", observou.
Mostrando aos estudantes obras como 'Guernica' (Pablo Picasso), 'Os Retirantes' (Cândido Portinari), dentre outras, Rodrigues chamou atenção ao fato de que nem sempre uma obra de arte vai retratar apenas o padrão corrente de beleza, ressaltando assim a importância da experiência estética. "Entrar na obra é tentar entender a mensagem que ela quer passar. A obra de arte espera que aquele que a aprecia entre em seu mundo livre de preconceitos, jogue o seu jogo de acordo com as suas regras. Não devemos impor limites à experiência", esclareceu.
Para a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Tarcila Fernandes, a palestra foi uma oportunidade de pensar a arte de uma forma diferente. "Nunca havia pensando em como a arte é importante para nos fazer pensar sobre questões polêmicas, nos fazer refletir sobre a época que vivemos e o que acontece conosco. A arte registra os momentos que marcam a história, as ideias de um determinado povo e de uma determinada época, mostrando o que as pessoas pensavam, como era a sociedade e nos faz refletir sobre nosso presente e o que queremos para o futuro", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário