MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Prefeitura de São Luís inicia capacitação voltada aos Agentes Comunitários de Endemias

Curso integra as ações da gestão do prefeito Edivaldo na área de capacitação e visa fortalecer a atenção primaria em saúde a partir da formação dos profissionais da área; 150 agentes participam das aulas que serão divididas entre teóricas, práticas e apresentação de trabalhos

A- A+ 
Da Redação - Agência São Luís
Prefeitura de São Luís inicia capacitação voltada aos Agentes Comunitários de EndemiasA Prefeitura de São Luís realizou, na tarde desta segunda-feira (17), no auditório do Instituto Florence, a aula inaugural do curso Introdutório para Agentes Comunitários de Endemias (ACE). O objetivo do curso, que reúne 150 agentes, é fortalecer a atenção primaria em saúde no processo de formação dos profissionais. O curso integra as ações que vêm sendo colocadas em prática na gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de promover a qualificação dos servidores municipais e, consequentemente, garantir mais qualidade ao serviço oferecido à população. A capacitação é promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), via Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM) e atende a uma demanda específica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
"O agente é o profissional mais importante para o controle de endemias, e é indispensável que ele esteja permanentemente atualizado e com informações que ajudem sua prática cotidiana e tenham como resultado o efetivo controle das arboviroses, que é um dos nossos grandes desafios", disse o secretário de Saúde, Lula Fylho. 
Com a qualificação, os Agentes Comunitários de Endemias aprimorarão sua formação para atuarem no Sistema Único de Saúde, a partir de conhecimentos das normas e instrumentos essenciais à sua atuação cotidiana, no controle ambiental de riscos e danos à saúde e a responsabilidade no desempenho de função pública.
Para o secretário de Planejamento, José Cursino Raposo Moreira, o treinamento tem grande importância. "É um momento em que a EGGEM está cumprindo a sua missão. Por orientação do prefeito Edivaldo, trabalhamos para atender e formar nossos servidores e prestar um serviço cada vez melhor à população", afirmou o secretário.
Segundo a diretora da EGGEM, Maria Eugênia Salles Branco de Almeida, o investimento na capacitação dos servidores é uma prioridade da gestão do prefeito Edivaldo. ''O objetivo das capacitações, além de valorizar o próprio servidor, é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população pela Prefeitura de São Luís. A Escola de Governo dá ao servidor a oportunidade de crescimento profissional e pessoal com ensino de qualidade e atendimento diferenciado. Com este treinamento a Prefeitura Municipal de São Luís está realizando um trabalho de valorização da capacitação dos Servidores através da Escola de Governo e Gestão Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde", concluiu a diretora.
Os participantes estão distribuídos em três turmas, com as seguintes temáticas: ACE, um agente de mudança; Fundamentação legal do trabalho do ACE; Conhecendo o SUS; Ética no trabalho do ACE; Trabalho em equipe; Comunicação; Visita domiciliar; Técnicas de entrevista; Conhecendo a comunidade através dos mapas; Conhecendo áreas de risco e ACE como agente de promoção e prevenção. A capacitação tem carga horaria total de 40 horas, sendo 20 horas teórica; 16 horas de aula pratica; e quatro horas de apresentação dos trabalhos, que serão realizadas no encerramento do curso, dia 26 de setembro.
Além do secretário municipal de Planejamento, José Cursino Moreira, da diretora da Escola de Governo, Maria Eugênia Branco e do secretário municipal de Saude, Lula Fylho, estavam presentes à aula inaugural a equipe técnica da EGGEM e a equipe técnica da Semus.
EGGEM
A Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM) integra a estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). Atua com diversos programas e projetos que procuram atender as necessidades permanentes e de aprendizado dos servidores públicos municipais.
Além da formação de gestores, especialistas e capacitação do pessoal técnico-administrativo, a Eggem também atua em eventos técnicos, científicos e culturais; implementação de projetos especiais e desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias para a gestão do conhecimento, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário