MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

terça-feira, 9 de abril de 2019

Ecopontos da Prefeitura contribuem para mudança de comportamento da população em relação a destinação dos resíduos

A política dos Ecopontos foi implantada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior e tem contribuído para promover uma mudança de comportamento da população em relação à destinação final do resíduo doméstico

A- A+ 
Da Redação - Agência São Luís
Cidadãos fazem a separação dos resíduos que podem ser reciclados e entregam em um dos Ecopontos em funcionamentoIniciada há quase três anos, a política dos Ecopontos implantada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior tem contribuído significativamente não apenas para garantir a limpeza da cidade, mas também para promover uma mudança de comportamento da população em relação ao manejo e à destinação final do resíduo doméstico. Antes, todo o resíduo domiciliar era disposto para a coleta. Hoje, muitos cidadãos fazem a separação dos resíduos que podem ser reciclados e entregam em um dos 11 Ecopontos já em pleno funcionamento em São Luís que já receberam mais de 23 mil toneladas de resíduos recicláveis ou passíveis de reuso.
"Os Ecopontos têm mostrado resultados significativos porque estão sendo implantados em pontos estratégicos pela cidade. São locais onde já havia a cultura do descarte irregular de resíduos sólidos. O que a gestão do prefeito Edivaldo tem feito, por meio da implantação dos Ecopontos e das ações de educação ambiental, é mostrar ao cidadão que existe uma maneira correta de fazer este descarte. Com isso, temos conseguido conscientizar a população a adotar atitudes sustentáveis, combatendo o descarte irregular na cidade e incentivando a reciclagem", destaca a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.
Marlon Aurélio de Oliveira é morador do São Francisco, onde a Prefeitura instalou um Ecoponto em janeiro de 2018. No bairro, a coleta domiciliar é feita de forma regular diariamente no período noturno, mas desde que o Ecoponto São Francisco foi inaugurado ele separa o material reciclável e entrega no Ecoponto. "Antes tudo ia para o lixo, mas com o Ecoponto aqui no meu bairro eu faço a separação correta e trago para o Ecoponto tudo que não é levado pela coleta domiciliar", informa.
Quem também já organiza sua rotina de acordo com o Ecoponto do bairro é Luís Carlos de Sousa. Morador da Cidade Operária ele já incluiu o endereço do Ecoponto Cidade Operária – Unidade 101 no seu percurso semanal. "A gente passa a semana separando tudo que pode ser reciclado e no sábado pela manhã, antes de ir para o serviço, eu paro no Ecoponto para entregar o meu material. Não é nada demais. Custa cinco minutos do nosso dia e a gente ainda melhora a limpeza do nosso bairro", comenta.
MAIS DE 380 MIL PESSOAS SÃO BENEFICIADAS DIRETAMENTE 
Os Ecopontos instalados em região estratégicas da cidade beneficiam toda a população da capital e mais diretamente 380 mil moradores de 104 bairros de São Luís que vivem nos bairros onde os equipamentos estão instalados ou em bairros vizinhos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) está assentada sobre o conceito da responsabilidade compartilhada. O princípio é fazer da coleta seletiva e da reciclagem um compromisso conjunto do poder público, da população, das empresas, de organizações não-governamentais e das associações, para que todos entendam e exerçam seu papel para assegurar a destinação adequada dos materiais recicláveis. Esse compromisso passa por tornar a coleta seletiva mais acessível a todos e, em São Luís, ela é realizada por meio dos Ecopontos, garantido que os resíduos sejam corretamente encaminhados à reciclagem, em vez de acabarem ocupando espaços indevidos em aterros sanitários. 
NOVOS ECOPONTOS
Em São Luís, já são 11 Ecopontos em pleno funcionamento e o 12º entra em operação ainda este mês. Ampliando esta política, dois novos Ecopontos já estão em obras, o do Centro e do Itapiracó. Fechando a bateria de cinco novos Ecopontos que devem ser implantados ainda este semestre estão o do Sacavém e o da Vila Isabel. Outros Ecopontos estão sendo licenciados para terem as obras iniciadas. A meta do prefeito Edivaldo é encerrar a gestão com 30 Ecopontos em pleno funcionamento.
Para avançar ainda mais neste trabalho serão construídos ainda dois galpões de triagem para uso pelas cooperativas de catadores de materiais recicláveis, para quem são entregues todos os resíduos recicláveis descartado pela população nos Ecopontos, gerando emprego e renda e fortalecendo a economia. Já estão em obras o Galpão de Triagem do Ecoponto Centro, no Anel Viário, e em seguida serão iniciadas as obras do Galpão de Triagem do Ecoponto Vila Isabel, na área Itaqui-Bacanga.
Os onze ecopontos instalados na gestão do prefeito Edivaldo estão localizados nos bairros Parque Amazonas, Angelim, Bequimão, Habitacional Turu, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Cidade Operária, São Francisco, Anil e São Raimundo.
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Para saber onde fica o Ecoponto mais próximo de seu bairro, que tipo de materiais podem ser descartados e tirar outras dúvidas sobre estes equipamentos a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana no telefone 0800 098 1636.

Nenhum comentário:

Postar um comentário