MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

sábado, 4 de junho de 2011

Top da semana

por Rodrigo Bertolotto

28 de Maio a 03 de Junho - 2011


A morte rondou o campo brasileiro, e não se limitou ao assassinato do ex-BBB André Caubói, na cidade de Alumínio (SP). Interiorano bem distante do universo das celebridades, o lavrador Marcos Gomes da Silva foi morto quando era levado por um amigo ao hospital após ser baleado em Eldorado dos Carajás (PA). Foi a quinta morte em dez dias de pessoas ligadas a conflitos agrários, o que fez o governo federal anunciar que enviará policiais e soldados para o Pará e Rondônia.
  • O Brasil segue crescendo e muito: o PIB do primeiro trimestre foi de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Economistas pularam já falando em risco de mais inflação. O governo descartou novas restrições no crédito. A notícia causou um impacto positivo em meio à crise política, efeito que não aconteceu com os lançamentos de programas federais como o "Brasil Sem Miséria" e "Minha Casa, Minha Vida 2", anunciados por Dilma nesta semana.

  • O enriquecimento acelarado de Antonio Palocci seguiu pela terceira semana dominando o noticiário político. A pressão do governo para evitar um depoimento no Congresso não deu certo: a comissão de agricultura da Câmara conseguiu aprovar a convocação em sessão totalmente confusa. Por seu lado, o ministro da Casa Civil decidiu dar entrevistas só na sexta-feira, argumentando que sua consultoria nunca atuou junto ao governo.

  • Jogo decisivo de Libertadores tem sempre drama e violência. Mas a passagem do Santos para a final após empate com o Cerro Porteño, no Paraguai, teve mais que isso. A catimba ficou por conta do técnico Muricy Ramalho, que foi atingido por um inofensivo pirocóptero. Ele caiu no chão fingindo muita dor. Fora de campo, a malandragem brasileira foi punida: mais de 60 torcedores santistas foram presos por vandalismo e roubo.

  • Em dez dias, cinco mortes relacionadas com conflitos agrários: a região Norte revive a violência. O caso mais recente aconteceu nesta quinta em Eldorado dos Carajás (PA), cidade que 15 anos atrás foi cenário da matança de 19 sem-terras. O governo federal anunciou que enviará policiais e soldados para os locais com problemas. No meio dessa confusão, querem criar o Estado Carajás, que, se aprovado, seria o mais violento do país.

  • André Luis Gusmão de Almeida, 37, foi morto com um tiro na nuca em sítio da cidade de Aluminío (SP). Em seu velório, um desfile de integrantes da nona edição do Big Brother Brasil, afinal, ele participou como André Caubói. É a segunda morte de um participante do reality show: antes morreu de câncer Buba, que atuou no BBB4. A polícia trabalha com duas hipóteses: vingança (ele tinha dívidas com agiota) ou latrocínio (indicação após depoimento de sua mulher).

  • Nos anos 70 e 80, o espanhol Manolo Otero competia com seu compatriota Julio Iglesias como cantor romântico mais popular da América Latina. Iglesias se manteve na mídia com sucessos seus e de seu filho Enrique. Já o Otero é o típico caso em que o nome morreu antes que a pessoa. Tanto é assim que ele morreu em São Paulo, onde morava há anos quase anonimamente. Tinha 63 anos e foi vítima de um câncer de fígado.

  • Fielzão ou Itaquerão, o estádio do Corinthians finalmente saiu do papel, graças aos tratores que começaram o trabalho de terraplanagem do terreno na zona Leste paulistana. Mas as obras estão tão atrasadas que até o ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior, disse que "São Paulo tem que acordar", afinal, o estádio deve ser o representante paulista na Copa do Mundo de 2014. A cidade já está fora da programação da Copa das Confederações de 2013.

  • Os metroviários ameaçaram, mas não cumpriram a promessa na última hora. Já os ferroviários e os motoristas de ônibus do ABC, sim, fizeram greve. Foi o suficiente para 2,5 milhões de usuários serem prejudicados e o trânsito da Grande São Paulo piorar consideravelmente. As duas greves duraram dois dias, deixando estações vazias e a população do ABC quase ilhada.

  • O Barcelona ganhou o título da Liga dos Campeões da Europa, e o mundo ganhou um show de carinho da cantora Shakira com seu namorado Piqué, volante do time catalão, em cima do palco. A colombiana dançou com os astros do time e ganhou abraço "caliente" do namorado. A festa teve também cenas de violência e destruição. Sobrou até para Messi: de volta à Argentina, ele levou um soco de torcedor do Rosario Central.

  • 10º
    O colunista político Merval Pereira é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras, se juntando aos colegas Ivo Pitanguy, José Sarney, Marco Maciel e Paulo Coelho na instituição fundada por Machado de Assis. A principal obra de Merval é "O Lulismo no Poder", publicado em 2010. Esperamos obras mais literárias após alguns chás na sede da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário