MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Prefeitura reforça gestão de resíduos sólidos com a construção de mais um Ecoponto

Por: John CutrimData de publicação: 

Avançando nas políticas de limpeza urbana na capital, a Prefeitura de São Luís iniciou as obras de mais um Ecoponto na capital, localizado no bairro São Raimundo. Com o novo equipamento, a gestão do prefeito Edivaldo ampliará para 11 o número de Ecopontos na cidade, além da quantidade de bairros e população beneficiada pela política. Os Ecopontos fortalecem as ações de limpeza urbana já desenvolvidas nos bairros, além de coibirem o descarte irregular na cidade.
“O Ecoponto São Raimundo é parte do pacote de 10 novos equipamentos que anunciamos em março deste ano. Atualmente nossa política de gerenciamento de resíduos sólidos já contempla 10 Ecopontos que estão em pleno funcionamento recebendo em torno de 60 toneladas de resíduos por mês que são destinados à reciclagem ou reuso. Inauguramos o primeiro deles, localizado no Parque Amazonas, em maio de 2016 e o último, no Anil, entregamos em março deste ano. Além de ser uma importante política de limpeza urbana, os Ecopontos também fortalecem a cadeia produtiva de resíduos sólidos em São Luís e fomenta a economia solidária” destacou o prefeito Edivaldo.
Em dois anos de implantação, os Ecopontos já beneficiaram 350 mil moradores em mais de 90 bairros da capital o que comprova o sucesso da inciativa da Prefeitura. Com a inauguração do Ecoponto São Raimundo estes números serão ampliados, garantindo que São Luís continue avançando na implantação de políticas de sustentabilidade.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância dos equipamentos para São Luís. “Hoje, não se pode falar em gestão de resíduos sólidos urbanos sem pensar em desenvolvimento sustentável e sem implantar políticas efetivas de reciclagem. Em São Luís, por determinação do prefeito Edivaldo, estamos avançando nestas ações com a implantação dos Ecopontos, que são espaços onde a população pode fazer a entrega voluntária dos resíduos passíveis de reciclagem”, afirmou.



Localizado na Rua 04, próximo ao ponto final da linha de ônibus que atende ao bairro, o Ecoponto São Raimundo está sendo implantado em uma área onde o descarte irregular de resíduos sólidos é comum na região. Para evitar o acúmulo de lixo, a Prefeitura de São Luís realiza pelo menos duas ações de remoção mecanizada por semana. No bairro, a coleta domiciliar é feita regularmente às segundas, quartas e sextas-feiras no período diurno, mas o descarte irregular nas vias públicas ainda é frequente.
Carolina Moraes Estrela destaca que a partir da implantação do Ecoponto uma série de ações serão realizadas para melhorar a limpeza urbana no bairro. “O início das obras é apenas o começo do fortalecimento de uma série de políticas que visam mudar essa realidade, pois além da instalação do equipamento nós faremos ações de educação ambiental com a população para estimular o manejo adequado do lixo domiciliar”, informou.

SAIBA MAIS
Localização dos Ecopontos em funcionamento
– Ecoponto Anil
Rua 02, s/nº, Anil (próximo à agência do Banco do Brasil)
– Ecoponto Parque Amazonas
Avenida dos Africanos, s/nº, Bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
– Ecoponto Angelim
Rua 27, s/nº (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
– Ecoponto Bequimão
Avenida 1, s/nº, Bequimão, ao lado do CRAS
– Ecoponto Habitacional Turu
Travessa G, s/nº, Habitacional Turu, próximo ao antigo Mateus Supermercados
– Ecoponto Jardim América
Avenida 03, s/nº, Jardim América, ao lado da União de Moradores
– Ecoponto Jardim Renascença
Rua Netuno, próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo
– Ecoponto Residencial Esperança
Rua Doutor Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança
– Ecoponto Cidade Operária
Avenida Este 203, s/nº, Cidade Operária, próximo ao Campo do Real
– Ecoponto São Francisco
Avenida Ferreira Gullar, próximo à Estação Elevatória da Caema
Que materiais são recebidos nos Ecopontos?
ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades
ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros
PNEUS: até 4 unidades
PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros – 3 sacos grandes)
VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)
*Quantidades por pessoa/dia
Que materiais os Ecopontos não recebem?
Lixo doméstico
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner etc
Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
Segunda-feira a Sábado, das 7h às 19h


Leia mais: http://jornalpequeno.blog.br/johncutrim/prefeitura-de-sao-luis-reforca-gestao-de-residuos-solidos-com-a-construcao-de-mais-um-ecoponto/#ixzz5HkL1MbRg

Nenhum comentário:

Postar um comentário