MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

terça-feira, 17 de julho de 2018

Prefeitura de São Luís investe em paisagismo urbano no Centro Histórico da cidade

Neste sábado palmeiras imperiais foram plantadas na Praça Pedro II, a ação soma-se ao trabalho de requalificação do complexo urbanístico da área realizado pelo Iphan em parceria com a Prefeitura

A- A+ 
Da Redação - Agência São Luís
Nas imediações da Praça Dom Pedro II, foi realizado o transplantio de palmeiras imperiais no local de mangueiras
A Prefeitura de São Luís realizou o replantio de seis palmeiras imperiais nas proximidades da Praça Dom Pedro II. A ação, executada no último fim de semana pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), soma-se ao trabalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de requalificação do complexo urbanístico da área, que inclui a Praça da Mãe d´Água e o entorno e tem a parceria da Prefeitura. As intervenções visam à melhoria do aspecto paisagístico de praças e outros espaços públicos da capital; trabalho que vem sendo realizado na gestão do prefeito Edivaldo.
O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, destaca os serviços que vêm sendo realizados pela Prefeitura por toda a cidade. "Todos os espaços beneficiados com essas ações do Impur ganharão um novo aspecto paisagístico, muito mais aprazível e bonito para moradores e visitantes. O nosso Centro Histórico ficará ainda mais belo e ambientalmente mais agradável", conta Fábio Henrique.
Nas imediações da Praça Dom Pedro II, foi realizado o transplantio de palmeiras imperiais no local de mangueiras, que foram retiradas por estar em desacordo com o plano paisagístico da área. As mangueiras retiradas da Praça Pedro II foram transplantadas em uma rotatória no Anel Viário, nas proximidades da Capela de São Pedro. O trabalho foi acompanhado pelo prefeito Edivaldo que visitou o local juntamente com presidente nacional do Iphan, Kátia Bogéa e do superintende do instituto no Maranhão, Maurício Itapary e de secretários municipais. No local eles vistoriam as obras de requalificação da praça Dom Pedro II. Antes, eles estiveram nas praças Pantheon e Deodoro, também vistoriando os serviços que estão sendo executados nas duas praças. 
O projeto paisagístico da Praça Dom Pedro II contempla, ainda, a colocação de grama do tipo esmeralda nos canteiros e ornamento com flores de alamanda, lantana, onze horas e outras espécies propícias ao clima local. "A intenção da gestão do prefeito Edivaldo é, com serviços como esse, fortalecer o conjunto de ações que vêm sendo implementadas para a valorização do Centro Histórico de São Luís", acrescentou Fábio Henrique.
Além do replantio das seis palmeiras de grande porte, o trabalho do Impur inclui poda e tratamento das plantas em diversos pontos do Centro Histórico, como Rua Portugal e Praia Grande. Na Praia Grande, por exemplo, foram realizados serviços de poda e tratamento das árvores centenárias da Rua da Estrela, com realinhamento dos galhos e curativos para preservação das plantas e manutenção do sombreamento no local.
PRAÇA DA MÃE D'ÁGUA
A execução do novo projeto paisagístico na área da Praça da Mãe D´Água faz parte das obras de requalificação da Praça D. Pedro II, que estão sendo executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís. As obras contam com recursos federais oriundos do PAC Cidades Históricas. A previsão é de que a praça seja entregue durante as comemorações do aniversário de 406 anos de fundação da capital maranhense.

2 comentários:

  1. A cidade arborizada, fica muito mais agrádavel

    ResponderExcluir
  2. O centro historico só vai ficar ainda mais encantador

    ResponderExcluir