MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pai de Sandra Gomide espera que Pimenta Neves fique 5 anos preso

Jornalista se entregou à polícia na noite desta terça-feira (24).
Pimenta Neves foi condenado em 2006 pela morte da ex-namorada.

Do G1, com informações do Jornal da Globo


Em entrevista exclusiva ao Jornal da Globo na noite desta terça-feira (24), João Gomide, pai da jornalista Sandra Gomide, comentou a prisão do também jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves. Ele está doente, mas satisfeito com o desfecho do caso.

"Eu me senti muito satisfeito, porque são 11 anos, vai fazer em agosto, que eu estou lutando, lutando, lutando. Não tinha muita esperança, não. Agora, hoje foi um dia de alegria. Eu me sinto alegre, porque recebi essa notícia. Eu gostaria que ele ficasse pelo menos cinco anos na cadeia", disse o pai, que ainda tem a foto da filha em frente à cama.
Pimenta Neves foi levado para o 2º DP, no Bom Retiro, na região central de São Paulo, por volta das 23h35 desta terça, após ser submetido a exames de corpo de delito na sede do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), no Centro. Ele passaria a noite na delegacia, onde chegou por volta das 23h40.
Tanto ao deixar o prédio do DHPP como ao chegar ao 2º DP, o jornalista não quis dar declarações.
No 2º DP, no momento em que Pimenta Neves chegou, havia, contando com ele, oito presos. São dez celas no local.

Exame de corpo de delito
Pimenta Neves fez exames médicos na sede do DHPP. “Havia um médico de plantão e, por decisão do próprio IML, esse médico veio até aqui fazer o exame. O objetivo do médico do IML vir para o DHPP foi evitar um transtorno maior tendo em vista a publicidade [do caso] ou até mesmo um acidente de trânsito durante o percurso”, disse o delegado Waldomiro Pompiani Milanesi, chefe da Divisão de Capturas, pouco antes de o jornalista ser levado para o 2º DP.
Segundo o delegado, Pimenta Neves permanecerá na delegacia até a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) decidir para qual unidade prisional o jornalista será levado. “Pode ser que ele vá para qualquer presídio de São Paulo”, afirmou Milanesi.
Pimenta Neves se entregou na noite desta terça para policiais civis da Divisão de Capturas. Investigadores e os delegados Pablo Baccin e Waldomiro Milanesi foram recebidos por ele por volta das 19h30. Ao abrir a porta de sua casa, na Chácara Santo Antônio, Zona Sul de São Paulo, Pimenta Neves sorriu e cumprimentou os policiais.
Meia hora depois, ele entrou em um carro da polícia. Parte das dezenas de pessoas que se aglomeravam em frente à casa bateu palmas no momento em que o carro saiu em direção à sede da Divisão de Capturas, no Centro da cidade. Outras pessoas gritaram “assassino”.
O advogado Itagiba Francês, um dos advogados de Pimenta Neves, disse que em nenhum momento seu cliente pensou em fugir. “Ele está ciente. Esperava isso há muito tempo. Não tem esse negócio de fugir.”
De acordo com Francês, o jornalista de 74 anos “está bem, mas debilitado”. “Ele está magoado, triste. É um momento de tristeza.” Ele informou que Pimenta Neves mora sozinho e toma remédio para problemas de saúde, como hipertensão.
Eu estava esperando"
Pimenta Neves, ao chegar à Divisão de Capturas
Ao chegar à Divisão de Capturas, no Centro de São Paulo, Pimenta Neves disse: "Eu estava esperando". Questionado por jornalistas se estava preparado para ficar 15 anos preso, disse apenas uma palavra: “Claro”.

Malas prontas
O delegado Aldo Galeano, diretor do Departamento de Identificação e Registros Diversos (Dird), contou que Pimenta Neves não ofereceu resistência à prisão e que já tinha deixado pronta uma mala com roupas caso fosse preso.
“Ele já tinha as roupas separadas”, informou Galeano, acrescentando que o jornalista pediu que sua integridade física fosse respeitada. Em frente à casa dele, além de muitos jornalistas, havia vizinhos e curiosos que se aglomeraram no portão esperando a saída de Pimenta Neves.
Ele já tinha as roupas separadas"
Aldo Galeano, diretor do Departamento de Identificação e Registros Diversos
“Dissemos que não poderíamos escondê-lo. Houve um processo de convencimento por telefone. Ele estava esperando. Essa sentença é irrecorrível e a gente mostrou para ele que haveria desgaste (caso ele resistisse à prisão)”, afirmou Galeano.
Além de roupas e remédios, Pimenta Neves colocou na mala dois livros. A polícia não soube informar quais eram os títulos. “Ele pediu dois livros. Estava muito sereno. Falou que a mala estava arrumada desde a semana passada”, contou um investigador da Divisão de Capturas que não quis se identificar.

Vitória
O advogado da família da jornalista Sandra Gomide comemorou a decisão. Sergei Cobra afirmou que esse é o caso de maior impunidade da história do Brasil. “É uma vitória. Isso mostra que a Justiça dá uma resposta ao maior caso de impunidade que o Brasil já viu, até porque ele [Pimenta Neves] é réu confesso”, disse Cobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário