MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Marcos Valério está preso

Polícia prende protagonista do Mensalão, três sócios e outras 12 pessoas; ele continuava operando favores no governo e conseguiu um contrato de R$ 14,9 milhões no Ministério do Turismo; acusação é de grilagem de terras

 
 
Marcos Valério está preso
                                Foto: CHARLES SILVA DUARTE/AGÊNCIA ESTADO
 
 
O empresário Marcos Valério de Souza, operador do Mensalão, foi preso na manhã desta sexta-feira, em Belo Horizonte, durante a Operação Terra do Nunca, desencadeada nos Estados da Bahia, Minas e São Paulo. O motivo da prisão é uma acusação de grilagem de terras, para a compra de áreas em São Desidério, na Bahia. Também foram presos três sócios de Valério.
De acordo com informações do Ministério Público, Marcos Valério atuava em conjunto com advogados e oficiais de cartório de Registro Gerais de Imóveis e de Tabelionato de Notas na falsificação de documentos públicos, criando matrículas falsas de imóveis inexistentes e da União. Segundo o MP, o objetivo era entregar esses documentos para garantir dívidas das empresas de Marcos Valério. Os agentes estão cumprindo ao menos 23 mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Barreiras, Santa Maria da Vitória e São Desidério, no oeste baiano.
O empresário se tornou uma figura nacionalmente conhecida em 2005, quando o ex-deputado Roberto Jefferson o acusou de ser o “operador do Mensalão”. Pouco tempo depois, sua ex-secretária Fernanda Karina revelou todo a mapa do esquema. Valério intermediou empréstimos dos bancos Rural e BMG para o PT, depois da eleição presidencial de 2002. Graças a esse apoio, passou a administrar contas importantes de publicidade no governo federal, por meio de suas agências DNA e SMPB. O Rural pretendia incorporar o Banco Mercantil de Pernambuco, enquanto o BMG passou a gozar de privilégios no crédito consignado.

Julgamento do século
A prisão de Valério aumenta a expectativa sobre o julgamento do Mensalão, previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2012, que será também um julgamento sobre o primeiro governo do ex-presidente Lula. Os principais réus são o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-deputado Roberto Jefferson. O PT nega a existência do Mensalão, mas admite a prática de “caixa dois” de campanha. Jefferson, durante todo o processo, tentou fazer com que Lula fosse também tornado réu no Mensalão, mas não obteve êxito. Marcos Valério, por sua vez, permaneceu calado durante os últimos seis anos e, graças a isso, conseguiu ir tocando sua vida. Um de seus interlocutores frequentes ainda é o deputado Waldemar Costa Neto, outro protagonista do Mensalão.

16 detidos
A Polícia civil e o Ministério Público da Bahia (MP) informaram que foram presas 15 pessoas, além do empresário Marcos Valério, durante a Operação Terra do Nunca, desencadeada nos estados da Bahia, Minas e São Paulo.
De acordo com o delegado Carlos Ferro, da delegacia de Barreiras na Bahia, 16 pessoas já foram presas, entre elas 11 em Barreiras, que já estão prestando depoimento. Outras quatro foram detidas em Minas, entre elas o empresário Marcos Valério, e um empresário do ramo de cerâmica, que foi detido no interior de São Paulo. Ainda de acordo com o delegado, todos os presos serão encaminhados para Salvador, onde devem prestar depoimento.


brasil247.com
Com informações da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário