MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

sábado, 22 de janeiro de 2011

Combate à poluição sonora continua neste fim de semana

Gilson Teixeira

A operação Força Tarefa, montada para combater a poluição sonora nos bairros da Região Metropolitana de São Luís, continuará neste fim de semana. As atividades dessa etapa terão início na noite desta sexta-feira (21) e se estenderão até a madrugada de domingo (23).

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio das polícias Civil, Militar e contam com o apoio do Corpo de Bombeiros, Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), Ministério Público (MP), Promotoria da Infância de Juventude, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), entre outros órgãos. Nessa etapa, a Guarda Municipal e a Delegacia de Narcóticos (Denarc) também participarão da ação.

Nos próximos três dias, equipes formadas por profissionais das instituições percorrerão vários bairros da capital combatendo qualquer indício de desrespeito a Lei do Silêncio. Bares, casas de shows, postos de gasolina serão os alvos da Força Tarefa. Além dos crimes ambientais e relacionados à poluição sonora, as forças policiais combaterão ainda tráfico de drogas, prostituição infantil e roubos.

As novas diretrizes da operação foram definidas em reunião realizada na última quarta-feira (19), no Auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), onde estiveram presentes representantes das diversas instituições que integram a Força Tarefa. No encontro, foram avaliados os trabalhos das duas primeiras etapas e traçados os planos para as próximas fases da operação.

“Continuaremos com o mesmo foco e a mesma equipe de trabalho. A operação tem apresentado bons resultados e está sendo bem aceita pela população. A SSP aumentará o efetivo policial para reforçar os trabalhos”, explicou o secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa, durante a reunião de avaliação.

A partir deste fim de semana, os delegados de plantão que realizarem flagrante contarão com mais um instrumento. “Estaremos disponibilizando para o delegado plantonista, todos os boletins que constam as denúncias. Isso poderá ser usado como prova durante o inquérito policial”, frisou o delegado Carlos Alberto Damasceno, coordenador da Operação.

Paralelo as atividades da operação, acontecerão operações da PM e da SMTT em diversos pontos da Região Metropolitana e em dias alternados ao longo da semana. O tenente-coronel Jéferson Teles, comandante do Policiamento Metropolitano, afirmou que serão intensificadas as barreiras montadas para coibir os desrespeitos a Lei Seca.

Resultados

Nas duas primeiras etapas da operação, 38 pessoas foram detidas e autuadas em flagrante por cometerem crimes ambientais, entre elas, uma proprietária de estabelecimento comercial no Maiobão, em Paço do Lumiar. Ao todo, 43 veículos foram apreendidos apresentando equipamentos sonoros além do permitido pela lei. Todos os veículos, após serem rebocados para o pátio do Quartel Geral da PM, tiveram o equipamento de som desmontado e estão à disposição da Justiça.

De acordo com a Lei do Silêncio, em áreas residenciais, o máximo permitido é 45 decibéis durante o período noturno. Qualquer informação sobre locais de festa que estejam funcionando de forma ilegal ou com som acima do permitido podem ser repassadas pelos telefones 190 (Ciops) ou 3223-5800 (Disque Denúncia). O cidadão que fizer a denúncia não terá sua identidade revelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário