MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dep. Pinto Itamaraty presta homenagem à Francisco Naiva (Boi de Axixá)




 Dep. Pinto Itamaraty (PSDB)


"Venho prestar essa humilde homenagem e condolências à família do grande mestre Francisco Naiva que deixou a vida terrena sem deixar a majestade.
A cultura maranhense perdeu um grande homem e um grande compositor. Com 81 anos e uma trajetória de mais de meio século à frente do Boi de Axixá, Francisco Naiva compôs um dos hinos mais tocados e cantados das manifestações culturais do Maranhão. “Bela Mocidade” é uma das mais lindas músicas do Bumba-meu-boi de orquestra. A composição de 1979, feita em parceria com Donato, chegou a ser gravada pela cantora Maria Betânia.
“Quando eu me lembro/ Da minha bela mocidade / Eu tinha tudo a vontade / Brincando no boi de Axixá ...” Esse trecho da música me traz saudosas memórias de quando eu era mais jovem costumava acompanhar o bumba-meu-boi pelos interiores do Maranhão, a brincadeira levava alegria a Morros, Presidente Juscelino, Cachoeira e tantas outras cidades até finalizar o cortejo na capital, São Luís, no final do mês de junho.O Boi de Axixá encanta o público nos arraiais por onde passa, com suas belas toadas e o ritmo candenciado da região do Munin. Por isso tudo quero expressar aqui agradecimentos ao querido Francisco Naiva que foi o mentor de toda essa riqueza cultural que brinda a todos os maranhenses e brasileiros.
Quero deixar, também, meus pêsames à família, em especial à filha Leila Naiva que herdou o comando do Boi e é, atualmente, Secretária de Cultura do Município de Axixá, belo município a 100 km da capital maranhense. Tenho certeza que sua família continuará a cuidar com muito esmero do legado de umas das brincadeiras mais tradicionais e admiradas do Maranhão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário