MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Prefeitura antecipa pagamento dos servidores, salário estará na conta nesta quinta-feira


A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior segue antecipando o pagamento salarial dos servidores municipais. Neste mês, o funcionalismo público será pago nesta quinta-feira (1º), antes do previsto no calendário de pagamentos, dia 03 de novembro. A antecipação da quitação dos vencimentos é resultado de uma gestão equilibrada e organizada colocada em prática pelo prefeito.
"A crise econômica nacional afetou o município de São Luís, mas o compromisso com as contas públicas e com o servidor são as prioridades da nossa gestão", disse o prefeito Edivaldo. " Apesar da queda no repasse de recursos, temos mantido um equilíbrio das contas públicas, que resulta no cumprimento do nosso compromisso com o servidor municipal e garante a antecipação salarial", acrescentou Edivaldo.
Para ter acesso às informações sobre seus vencimentos, os servidores municipais podem se dirigir a qualquer terminal de auto-atendimento do Banco do Brasil, através do contracheque eletrônico e acessar a opção "Outros Serviços", escolher a opção "Contracheque BB" e depois informar o número da matrícula e o mês desejado do documento. As informações também podem ser acessadas pelo site da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br), no Portal do Servidor, informando a matrícula e a senha.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Prefeitura de São Luís está modernizando iluminação pública da Avenida São Luís Rei de França


Na avenida, uma das mais movimentadas da capital, estão sendo trocadas as lâmpadas de luz amarela por luminárias brancas, mais econômicas e eficazes; ação integra o programa de ampliação e melhoria da iluminação pública da capital colocado em prática na gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ 
Da Redação - Agência São Luís
Com iluminação requalificada, Avenida São Luís Rei de França ganha mais beleza e segurançaA Prefeitura de São Luís está modernizando o sistema de iluminação pública da Avenida São Luís Rei de França, uma das mais movimentadas da capital maranhense. A obra de melhoria, que integra o pacote de serviços de infraestrutura urbana realizados pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e que alcançam diversos bairros da capital, teve início na última semana, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Na gestão do prefeito Edivaldo já foi implantado mais de 60 km de rede de iluminação de LED nas avenidas da capital. A cidade recebeu mais de 15 mil pontos de luz branca. A meta fixada pelo prefeito é chegar ao final de 2020 com 80 mil pontos de luz branca.
"A modernização da iluminação pública da Avenida São Luís Rei de França é de suma importância, pois vai proporcionar maior segurança ao sistema viário, mais conforto visual e maior capacidade de luminância da via. Além disto, ressalto que a luz branca é mais econômica", disse o secretário da Semosp, Antonio Araújo. O secretário enfatizou ainda que o programa de modernização da iluminação pública, da gestão do prefeito Edivaldo tem proporcionado à cidade um novo aspecto, com ruas e avenidas mais iluminadas, bonitas e seguras.
Na Avenida São Luís Rei de França a obra de melhoria, nesta primeira etapa, consiste na substituição de 103 pontos de luz. A primeira etapa dos serviços contemplou o trecho que vai do elevado da Cohab até a entrada da Avenida General Artur Carvalho, próximo ao posto Natureza. Toda a via deve receber nova iluminação até o final de novembro. 
A movimentada avenida, que concentra em sua extensão universidades, escolas, shopping, clínicas de saúde, condomínios, entre outros empreendimentos comerciais e residenciais é uma das que integra o maior programa de melhoria e modernização da iluminação pública já realizado na cidade e que é uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo.
No local, as lâmpadas antigas de luz amarela de vapor de sódio estão sendo substituídas por luminárias brancas de vapor metálico que são mais econômicas, eficientes e proporcionam à via uma incidência luminosa de maior alcance.
Além da São Luís Rei de França, outras ruas e avenidas de grande fluxo da capital também já foram beneficiadas com serviços de revitalização e modernização do sistema de iluminação pública, recebendo novas luminárias de LED. Entre as avenidas contempladas estão Litorânea, Holandeses, Marechal Castelo Branco, Guajajaras, Daniel de La Touche, Colares Moreira, Portugueses, Libaneses, Jerônimo de Albuquerque, Ana Jansen, São Marçal, Agricultores, Tirirical, Tupinambá, entre outras.
OUTROS SERVIÇOS
Por meio do programa de revitalização e modernização da iluminação, a Prefeitura de São Luís já contemplou dezenas de bairros na cidade. Entre os locais que recebem serviços de melhoria estão o bairro Redenção, onde será feita a substituição de luminárias antigas por outras do tipo branca; Avenida dos Holandeses, divisa com São José de Ribamar; Avenida Oeste Interna da Cidade Operária; Daniel de La Touche, no Ipase; Avenida Litorânea e praças da Rffsa e Benedito Leite, com iluminação artística, entre outros locais.

Quem é Jair Bolsonaro, eleito novo presidente do Brasil


Deputado desde a década de 1990, Jair Bolsonaro é eleito presidente com discurso conservador
Divulgação/Jair Bolsonaro


Deputado desde a década de 1990, Jair Bolsonaro é eleito presidente com discurso conservador
Nascido em 21 de março de 1955, na cidade de Glicério (SP), no interior de São Paulo, Bolsonaro construiu toda sua carreira política no Rio de Janeiro (RJ). Ele serviu ao Exército Brasileiro de 1977 a 1988 quando se aposentou como capitão para assumir o cargo de vereador pela capital fluminense, eleito, na época, pelo Partido Democrata Cristão (PDC).

Dois anos depois, nas eleições de 1990, o ex-militar foi eleito deputado federal pelo mesmo partido e desde então não saiu mais da Câmara dos Deputados, sendo eleito em mais quatro eleições consecutivas. Bolsonaro, portanto, tem 30 anos de vida pública, mas sempre ocupou cargos no legislativo, sendo as eleições 2018 a sua primeira para um cargo executivo.
Bolsonaro é eleito 42º presidente do Brasil, o oitavo eleito desde a redemocratização do País. Ele subirá a rampa do Palácio do Planalto em janeiro, quando tomará posse no lugar de Michel Temer (MDB) para dar início ao seu mandato, que vai até o dia 31 de dezembro de 2022.

Eleito, Jair Bolsonaro se compromete a respeitar Constituição e diz que cortará privilégios



Resultado de imagem para Jair Bolsonaro eleito presidente



O presidente da República eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou neste domingo (28), ao ler o discurso da vitória na porta da casa dele, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que o novo governo será um “defensor da Constituição, da democracia e da liberdade”.

Jair Bolsonaro derrotou Fernando Haddad (PT) no segundo turno e tomará posse como presidente da República em 1º de janeiro de 2019. De acordo com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 96,27% das urnas apuradas, ele havia recebido 56,1 milhões de votos (55,49%).

“Faço de vocês minhas testemunhas de que esse governo será um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade. Isso é uma promessa, não de um partido, não é a palavra vã de um homem, é um juramento a Deus”, afirmou.
Bolsonaro afirmou no discurso que assumiu o compromisso de fazer um “governo decente”, formado por pessoas com o propósito de transformar o Brasil em uma “grande, próspera, livre e grande nação”.

Bolsonaro declarou que a “liberdade é um princípio fundamental” e citou como exemplos a liberdade de ir e vir, político e religiosa, de informar e de ter opinião e de fazer escolhas.
“Como defensor da liberdade, vou guiar um governo que defenda e proteja os direitos do cidadão que cumpre seus deveres e respeita a leis. Elas são para todos porque assim será o nosso governo: constitucional e democrático”, declarou o presidente eleito.
O presidente eleito declarou que a futura administração precisa criar condições para “que todos cresçam”. Segundo ele, o governo federal vai reduzir estrutura e burocracia e cortará “desperdícios e privilégios”.

“Nosso governo vai quebrar paradigmas, vamos confiar nas pessoas, vamos desburocratizar, simplificar e permitir que o cidadão, o empreendedor, tenha mais liberdade e construir o seu futuro. Vamos desamarrar o Brasil”, declarou.
Bolsonaro declarou que seu governo “respeitará de verdade a federação”, garantindo que os recursos federais cheguem aos estados e municípios. “Precisamos de mais Brasil e menos Brasília”, disse.

Ele reafirmou a defesa do direito de propriedade e destacou a intenção de realizar de reformas, mas não disse no discurso quais seriam.
O presidente eleito declarou que seu governo quebrará o “ciclo vicioso do crescimento da dívida” para estimular investimentos e gerar empregos.

“Emprego, renda e equilíbrio fiscal é o nosso compromisso para ficarmos mais próximos de oportunidades e trabalho para todos”, afirmou.

No discurso, Bolsonaro ainda agradeceu às equipes da Santa Casa de Juiz de Fora (MG) e do hospital Albert Einstein, de São Paulo, locais pelos quais passou após o atentado no qual recebeu uma facada em setembro, durante ato de campanha.
Bolsonaro disse que os jovens do país vivem um período de estagnação econômica e prometeu que isso mudará, já que, afirmoum governará “com os olhos nas futuras gerações, e não na próxima eleição”.

Sobre as relações com outros países, disse que libertará o “Brasil e o Itamaraty” – o presidente eleito é crítico do apoio dos governos petistas a países como Venezuela e Cuba. Ele ainda defendeu buscar relações bilaterais com países que agreguem valor econômico e tecnológico aos produtos brasileiros.

“Libertaremos o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais com viés ideológico a que foram submetidos nos últimos anos. O Brasil deixará de estar apartado das nações mais desenvolvidas”, declarou.
Questionado após a leitura do discurso sobre a divisão do Brasil, Bolsonaro disse que trabalhará para “pacificar o Brasil”.
“Não sou Caxias [Duque de Caxias], mas sigo o exemplo desse grande herói brasileiro. Vamos pacificar o Brasil e, sob a Constituição e as leis, vamos constituir uma grande nação”, declarou.

Sobre a montagem do futuro governo, o presidente eleito afirmou que três nomes estão acertados – em entrevistas anteriores, Bolsonaro havia declarado que Onyx Lorenzoni será o ministro da Casa Civil, Paulo Guedes o ministro da Fazenda e o general Augusto Heleno, ministro da Defesa.

O presidente eleito ainda disse que “está quase certo” que o Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço, fará parte do governo.
Bolsonaro não citou qual seria o cargo ocupado por Pontes, cotado nos bastidores para assumir um ministério na área de ciência e tecnologia. Os demais integrantes do governo será anunciado “com muita cautela”, segundo o presidente eleito.

Pelo Facebook
Antes do discurso da vitória, Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo pelo Facebook na qual disse que pretende “resgatar o Brasil”.
“Estou muito feliz, e missão não se escolhe nem se discute, se cumpre. Nós juntos cumpriremos a missão de resgatar o nosso Brasil”, declarou o presidente eleito.
Bolsonaro afirmou que terá condições de governabilidade e cumprirá todos os compromissos assumidos.

“Temos tudo para sermos uma grande nação. Temos condições de governabilidade dados aos contatos que fizemos nos últimos anos com parlamentares, todos os compromissos assumidos serão cumpridos com as mais variadas bancadas, com o povo em cada local do Brasil que me estive presente”, declarou.
Depois da transmissão no Facebook, Bolsonaro participou de uma corrente de oração conduzida pelo senador Magno Malta, na porta da casa dele.

Trump
Bolsonaro fez uma segunda transmissão pelo Facebook neste domingo, na qual informou ter recebido um telefonema de felicitações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Acabei de receber ligações de alguns líderes, entre eles o presidente dos Estados Unidos acabou de nos ligar, nos desejou boa sorte e, obviamente, foi um contato bastante amigável”, disse Bolsonaro.
O presidente eleito reafirmou a intenção de fortalecer relações com países “sem viés ideológico” e apontou a necessidade de nomear um ministro das Relações Exteriores que “conversa com o mundo todo” de olho em um projeto para o Brasil incrementar o seu comércio.

Bolsonaro também abordou planos para o Ministério da Educação. Seu governo quer um “ensino de qualidade” para que os jovens sejam bons profissionais e patrões. Ele defendeu “deixar de lado” temas relacionados à ideologia no ensino.
“Vamos também, junto ao Ministério da Educação, deixar de lado qualquer temática voltada para ideologia ou voltada para o desgaste dos valores familiares. A família estará em primeiro lugar”, afirmou o presidente eleito. (G1)


Leia mais: http://jornalpequeno.blog.br/johncutrim/eleito-bolsonaro-se-compromete-a-respeitar-constituicao-e-diz-que-cortara-privilegios/#ixzz5VMiHVvAl

Edivaldo é finalista em duas categorias do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor


O prefeito Edivaldo concorre, pela segunda vez e em duas categorias ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor-2018. Os programas dos Ecopontos e da Feirinha São Luís, duas importantes ações de estímulo à sustentabilidade ambiental e produtiva na capital maranhense, executadas pela Prefeitura, estão entre os finalistas estaduais da premiação concedida pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA). A premiação desta etapa, que precede a nacional, está marcada para o dia 8 de novembro, às 19h, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana (Cohafuma).
Esta é 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, iniciativa que se dá em reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais (no caso do Distrito Federal e Fernando de Noronha) que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios dos municípios. Idealizador dos programas selecionados, o prefeito Edivaldo já foi indicado ao prêmio outra vez, em uma categoria. Em 2016, o gestor conquistou o prêmio na etapa estadual com o programa “Fomento aos Negócios do Campo”, que beneficia centenas de agricultores familiares inseridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Estamos imensamente felizes de, mais uma vez, estarmos entre os finalistas dessa importante premiação, o que muito nos honra porque mostra que nossas iniciativas de incentivo ao desenvolvimento local têm tido os resultados almejados. E ter esse reconhecimento de uma instituição séria como o Sebrae nos estimula ainda mais a trabalhar para fomentar o crescimento socioeconômico da nossa cidade e promover o desenvolvimento humano da nossa população”, disse o prefeito Edivaldo, ao ser informado da seleção de ambos os programas para a final do concurso.
ECOPONTOS
Participando na categoria ‘Sustentabilidade e Inovação’, o projeto Ecopontos é um dos finalistas na modalidade, em reconhecimento ao desenvolvimento de um trabalho com diversas ações transversais de estímulo à sustentabilidade ambientalmente e à economia circular.
Os Ecopontos são uma política importante da gestão de resíduos sólidos implantados em São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. O programa executa diversas ações voltadas à sustentabilidade, sendo a principal delas garantir à população um espaço adequado para a destinação ambientalmente adequada de todos os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados, o que possibilita, a partir disto, a imediata eliminação de pontos de descarte irregular, os chamados lixões.
“Por estas e outras características, os Ecopontos se enquadram perfeitamente na categoria ‘Sustentabilidade e Inovação’, já que é um trabalho que elimina pontos de descarte irregular em áreas antes degradadas, reduzindo os efeitos da poluição no solo, na água e ar em todo o entorno. Além disso, promove-se o fortalecimento da economia circular por meio do encaminhamento destes resíduos para as cooperativas de catadores, aumentando a renda mensal destes profissionais”, observou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.
De maio de 2016 – ano em que o programa foi implantado, inaugurando o Ecoponto do Parque Amazonas – até agora, a Prefeitura de São Luís já recolheu mais de 18 mil toneladas de resíduos sólidos que foram encaminhadas para o reuso ou reciclagem. Em setembro deste ano foi instalado o décimo primeiro Ecoponto, no bairro São Raimundo. Com isso, a Prefeitura ampliou para 380 mil o número de moradores diretamente beneficiados pelos equipamentos, em 104 bairros de São Luís.
Antes da implantação dos Ecopontos São Luís não tinha políticas de incentivo à reciclagem e às cooperativas de catadores cujos profissionais trabalhavam de forma precária. Hoje, a capital maranhense faz parte do grupo de 7% das cidades brasileiras onde a reciclagem dos resíduos sólidos urbanos já é uma realidade. Todos os resíduos que são recebidos nos Ecopontos são entregues pela Prefeitura às cooperativas parceiras. Com isso, as cooperativas tiveram ganho médio de cerca de 600% e agora contratam mais profissionais. Desta forma, os Ecopontos garantem também a geração de emprego e renda por meio do fortalecimento da economia circular em São Luís.
FEIRINHA SÃO LUÍS
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2018, também vai premiar gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. Nesse aspecto, participando na categoria ‘Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual’, está também como finalista da premiação o projeto Feirinha São Luís, uma das grandes ações executadas pela Prefeitura de São Luís de estímulo à produção local, à economia criativa, ao fortalecimento da cultura, das artes, do turismo e da gastronomia regional.

Edvan Brandão é eleito prefeito de Bacabal




Na eleição suplementar da cidade de Bacabal, o vencedor foi o candidato Edvan Brandão (PSC), que estava no cargo de prefeito desde que Zé Vieira foi cassado. Edvan era presidente da Câmara de vereadores do município e é aliado do senador João Alberto (MDB) e do deputado estadual Roberto Costa (MDB).
Com 96,73% dos votos apurados, a eleição foi matematicamente resolvida. Edvan ficou com 50,84% dos votos contra 45,98% de Cesar Brito (PPS), que era apoiado pelo governador Flávio Dino.
A eleição foi praticamente plebiscitária. Os demais candidatos tiveram votações inexpressivas. Luis Padeiro com 1.98% e Professor Marinho 1,19%. Gisele Veloso teve sua candidatura indeferida.
Edvan terá dois anos e dois meses de mandato.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Bolsonaro tem 56% e Haddad 44%, mostra Datafolha; diferença cai 6 pontos


Datafolha, votos válidos: Bolsonaro tem 56%; Haddad, 44%

O Datafolha divulgou o resultado da mais recente pesquisa do instituto, contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, sobre o 2º turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado na quarta-feira 24 e nesta quinta-feira 25.
De acordo com votos válidos, Jair Bolsonaro (PSL) tem 56%, contra 44% de Fernando Haddad (PT). No levantamento anterior, Bolsonaro tinha 59% e Haddad 41%.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Já em votos totais, o capitão reformado de Exército tem 48% e o petista 38%. Brancos, nulos e em nenhum dos candidatos somam 8%. Não sabem chega a 6%.
A pesquisa Datafolha foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05743/2018, e ouviu 9.173 eleitores em 341 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

"Garantimos mais dignidade para quem busca marcação de consultas", diz Edivaldo ao visitar Cemarc


Durante a visita nesta quinta-feira (25), o prefeito constatou as melhorias do serviço a partir dos investimentos feitos pela Prefeitura: fim da semana de marcação de consultas e exames, marcação agora é diária; redução das filas e ampliação do número de atendimento

A- A+ 
Da Redação - Agência São Luís
″Acabamos com filas e transtornos de quem buscava marcar consulta na Cemarc″, diz prefeito Edivaldo
"Com as melhorias implantadas na Cemarc garantimos mais dignidade para quem busca marcação de consultas e exames", disse o prefeito Edivaldo ao visitar, na manhã desta quinta-feira (25), a Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), na Alemanha. Com as melhorias realizadas no local, a Prefeitura de São Luís conseguiu triplicar o número de atendimentos, que passou de aproximadamente 6.500 consultas/mês para cerca de 19 mil atendimentos realizados mensalmente. 
Os bons resultados foram alcançados graças à implementação da nova sistemática de agendamentos, implantada pela Prefeitura há três meses e que reduziu o tempo de espera, melhorou o fluxo de atendimento e o volume de procedimentos médicos ofertados. Umas das ações que contribuíram para isso foi o fim da semana de marcação de consultas, que concentrava os agendamentos em apenas cinco dias úteis do mês. Agora, a marcação pode ser realizada em qualquer dia, em uma das 22 unidades da Cemarc, não necessitando mais esperar pelo início de cada mês para realizar agendamento.
Algumas especialidades médicas muito demandadas, como ortopedia, por exemplo, que antes das mudanças ofertava uma média de 78 consultas/mês, hoje, o volume de agendamento nessa área chega a quase 600 consultas mensalmente, sem falar no número de exames que passou de 85 para mais de 1.400 procedimentos/mês. "Mas o trabalho é contínuo e vamos permanecer vigilantes para ofertamos à população um serviço ainda mais qualificado", frisou o prefeito Edivaldo que na visita à Cemarc esteve acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, e pela secretária adjunta de Ações de Saúde, Natália Mandarino.
Esses são apenas alguns números positivos resultantes da transformação da sistemática de atendimento e melhoria do serviço na Cemarc. O último balanço realizado na área aponta que todos os procedimentos de saúde ofertados na rede tiveram crescimento significativo. Segundo o secretário Lula Fylho, a melhoria é resultante de um trabalho feito com muito planejamento e organização, por determinação do prefeito Edivaldo, no qual foram mapeadas 41 intervenções discutidas em reuniões semanais e implementadas uma a uma.
"É emblemático chegar aqui e poder ver que as pessoas não precisam mais dormir na fila para conseguir pegar uma senha e agendar sua consulta. No processo de mudança da sistemática de atendimento mapeamos os grandes gargalos no serviço e traçamos as medidas que deveriam ser adotadas para resolver cada um deles. O resultado é que temos hoje, sem dúvida, um atendimento amplamente melhorado. Também conseguimos aumentar a oferta de consultas e procedimentos para especialidades altamente demandadas, como é o caso também da cardiologia, urologia e proctologia, assim como também para os exames muito procurados pela população, como ressonância magnética e tomografia, por exemplo", observou Lula Fylho. 
CRESCIMENTO DA OFERTA
Em um comparativo feito entre o mês de janeiro, quando ainda não havia sido implantado o novo formato de atendimento, e o mês de julho passado, por exemplo, dá pra se ter uma ideia do crescimento na oferta desses serviços especializados. Em julho, foram realizados 556 atendimentos de ortopedia, sendo que em janeiro foram realizados apenas 76 procedimentos. O mesmo se percebe com o atendimento em urologia, que realizou só em julho 511 procedimentos, ao passo que em janeiro foram 364. O atendimento em proctologia também contabilizou resultados positivos no número da oferta, aumentando de 372, em janeiro, para 417, em julho.
Com a reestruturação da sistemática de agendamento, que proporcionou uma dinâmica muito mais eficaz para a marcação de procedimentos médicos especializados, o município conseguiu também outros feitos nunca antes observados, como aumentar o número de vagas para exames de alta complexidade e zerar as filas para alguns procedimentos.
A fila para marcação de exames de ressonância magnética, tomografia, cintilografia e densitometria, por exemplo, é uma delas. "Contrariamente ao que acontecia antes, quando as pessoas esperavam várias semanas e, às vezes, até meses, para realizar seu exame, atualmente, a pessoa chega à Cemarc e já sai com o procedimento agendado, sem precisar enfrentar mais a longa espera para conseguir fazer esses exames", enfatizou o coordenador da Cemarc, Heberth Sandro Bezerra.
A mudança na sistemática de atendimento também passou a ofertar outros procedimentos que não eram disponibilizados na rede e ampliou a oferta de exames realizados em convênio com o Hospital Universitário (HUUFMA), entre eles estão cateterismo, arteriografia, ecodoplercardiograma, broncoscopia, radiologia e outros. Com isso, o numero de exames dessas especialidades passou de 1.016, em janeiro, para 1.858, em junho.
Outro dado relevante resultado da mudança no serviço foi verificado também no atendimento oftalmológico. Nessa área, a Prefeitura conseguiu dobrar a oferta total de consultas disponibilizadas para as Cemarcs, elevando de 3.971, em janeiro, para 6.083, em julho. A oferta de novos serviços que antes não eram agendados pela Cemarc, como nutrição, dermatologia, odontologia, entre outras áreas, também são benefícios proporcionados com a reestruturação do setor.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Prefeito Edivaldo vistoria Museu da Gastronomia Maranhense cujas obras estão sendo concluídas



O prefeito Edivaldo Holanda Júnior dá mais um importante passo dentro da política de valorização do Centro Histórico de São Luís, bem como do fomento ao turismo na capital do Maranhão com as obras de instalação do Museu da Gastronomia Maranhense. Com a estrutura física recuperada, os serviços do museu já se encontram em fase de acabamento. Foi isto que o prefeito confirmou na manhã desta terça-feira (23), em vistoria realizada no local. Ao lado do gestor municipal, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary, também acompanhou a vistoria.
“Essa é mais uma obra que contribui para a valorização do nosso Centro Histórico, que em cada canto é carregado de cultura e história. Estamos muito felizes, pois essa é uma obra que beneficia São Luís, especialmente na área do turismo, contribuindo para o resgate da nossa bela história e fortalecendo as ações de valorização da nossa cultura, que se apresenta a nós de várias formas, inclusive, através da nossa culinária”, disse o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e de secretários municipais, entre os quais a secretária de Turismo, Socorro Araújo.
O Museu da Gastronomia Maranhense, que tem a parceria do Governo Federal, via Ministério do Turismo, fica localizado na Rua da Estrela, nº 82, no Centro Histórico. O espaço contará a história da culinária maranhense aos visitantes locais e aos turistas de todas as regiões do Brasil e estrangeiros que visitam a capital. Além da exposição, que reunirá informações e curiosidades da gastronomia maranhense, o local será dedicado à oferta de cursos permanentes de capacitação na área da gastronomia. Para a reforma do prédio, que manteve seu projeto arquitetônico conservado, foram realizados serviços estruturais como os de reparação elétrica, hidráulica e recuperação de piso e forro.
O prefeito destacou que o Museu de Gastronomia soma-se às obras que vêm sendo executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís. “Essa parceria tem rendido frutos positivos para a população ludovicense, com o grande volume de investimentos que vêm sendo realizado no Centro de São Luís, a exemplo das obras do Complexo Deodoro e Rua Grande”, completou o prefeito.
O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, reforçou os benefícios da parceria que o órgão tem mantido com a gestão municipal. “Temos um volume de obras muitos grande em andamento no Centro de São Luís. Temos trabalhado na requalificação do Complexo Deodoro e vamos iniciar a revitalização de outros espaços como a Praça João Lisboa, incluindo o largo do Carmo, assim como a implantação de uma nova praça nas proximidades do Convento das Mercês, além de várias intervenções em diversos prédios do Centro Histórico”, destacou.
A secretária de Turismo, Socorro Araújo, frisou a relevância do empreendimento para o incremento do turismo na cidade. “O Museu da Gastronomia Maranhense é uma grande conquista para São Luís. A nossa gastronomia é riquíssima, e todos poderão ter acesso à diversidade que é a culinária local, mostrando a trajetória entre os elementos que contribuíram para a formação da nossa culinária. O prefeito Edivaldo entregará à população maranhense uma oportunidade de estar ainda mais próxima da nossa cultura, desta vez por meio da gastronomia”, explicou a secretária.

Prefeitura em parceria com o Governo do Estado forma turma de disseminadores da Educação Fiscal


Turma formada por servidores da Semfaz é a terceira a concluir o curso que tem como objetivo contribuir para a conscientização dos cidadãos sobre seus direitos e deveres e à aplicação dos recursos públicos

A- A+ 
Da Redação - Agência São Luís
Servidores da Semfaz que compuseram a terceira turma de disseminadores da Educação FiscalA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), em parceria com as Secretarias de Estado da Fazenda e da Educação e articulação com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), realizou, nesta terça-feira (23), a cerimônia de conclusão e certificação da terceira turma do Curso de Disseminadores da Educação Fiscal, formada por servidores municipais. Com a formação, os servidores da Semfaz poderão contribuir para a conscientização dos cidadãos sobre seus direitos e deveres e à aplicação dos recursos públicos, incentivando o controle social para o efetivo exercício da cidadania, além da possibilidade de verificar a gestão dos recursos públicos em todas as esferas do poder.
Para o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, a formação destes disseminadores é de grande importância social. "Hoje formamos a terceira turma e temos como objetivo levar esses disseminadores às escolas da rede municipal e às universidades e faculdades de toda a capital para que a educação fiscal e a consciência fiscal possam atingir o maior número de pessoas", afirmou o titular da pasta.
O curso, ofertado de forma online, já formou cerca de 50 disseminadores que, durante a capacitação, tiveram acesso a conteúdos sobre Educação Fiscal no Contexto Social; Relação Estado-Sociedade; Função Social dos Tributos e Gestão Democrática dos Recursos Públicos. Os alunos foram acompanhados pela representante da Semfaz, Rejane Raulino Correa. 
"Ao finalizar o curso, sempre questiono os alunos sobre o que será feito com o conhecimento adquirido no decorrer das aulas e peço para cada um que responda esse questionamento para si mesmo. Já temos evoluído muito na construção e disseminação da educação fiscal em todo o estado e formar mais e mais disseminadores é de grande importância, visto que o resultado é a evolução das pessoas em casa e em sociedade, principalmente", garantiu a tutora da turma, Rejane Raulino Correa.
Segundo a superintendente de Planejamento e Coordenação da Semfaz e uma das alunas formadas na ocasião, Lilian Porto, "uma sociedade consciente de seus direitos e deveres é uma sociedade que acredita no seu poder de decisão, uma sociedade que se utiliza de instrumentos de aperfeiçoamento e acompanhamento da gestão pública. Essa é uma das funções dos disseminadores do programa de Educação Fiscal", afirmou.
De acordo com o gestor estadual do programa, Marcelo Resende, com o curso, tem-se criado uma rede de controle. "Com o conhecimento adquirido no decorrer do curso, o cidadão consegue fiscalizar o governo e isso influenciou e influencia diretamente no avanço da transparência. Temos como objetivo tornar o país mais democrático", discorreu o gestor do Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda

terça-feira, 23 de outubro de 2018

PDT indica Glalbert Cutrim para 1º vice-presidente; Thaiza Hortegal também deverá compor a Mesa

As articulações para a formação da Mesa Diretora que será eleita por aclamação na próxima legislatura seguem fortes nos bastidores da Assembleia Legislativa. Mas a composição tem caminhado para um tranquilo consenso.
O atual presidente da Casa, Othelino Neto, tem conduzido bem as conversas para não haver possibilidade de cisões. Já é consenso que Othelino encabeçará a chapa e tem conversado com os blocos para formar o restante da Mesa.
Para a desejada primeira vice-presidência, o PDT, que tem a maior bancada, tem prioridade na indicação e já colocou o nome de Glalbert Cutrim para o cargo. Assim, não deve ter mais problemas para emplacar o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça.
Outra vaga que já está praticamente certa é da primeira dama de Pinheiro, Thaiza Hortegal. Ela foi indicada pelas bancadas de SD e PP, que juntos têm cinco deputados.



Blog do Clodoaldo Corrêa

Com programa Banda na Praça Prefeitura leva música a logradouros da capital e movimenta espaços


Apresentações da Banda de Música da Guarda Municipal acontecem na região do Centro Histórico e integram as ações da gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo movimentar os espaços públicos; próxima edição será na Praça Dom Pedro II, sexta-feira (26), às 17h

A- A+ 
Da Redação - Agência São Luís
Programa Banda na Praça durante uma das apresentações no Centro HistóricoLevar música a diversos espaços da cidade e, ao mesmo tempo, divulgar o trabalho feito pela Banda de Música da Guarda Municipal da Prefeitura de São Luís, são objetivos do programa Banda na Praça, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), via Guarda Municipal. O programa integra as ações colocadas em prática na gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de garantir mais uma opção de lazer para a população e movimentar os espaços públicos. Na próxima sexta-feira (26), a banda se apresenta na Praça Dom Pedro II, a partir das 17h. No repertório, músicas popular, MPB, xote e bumba boi, entre outras. 
A ideia do programa é de que as apresentações da Banda de Música da Guarda Municipal aconteçam nas principais logradouros do Centro Histórico, como as praças Dom Pedro II, Nauro Machado, Parque do Bom Menino, dentre outros pontos de concentração turística e onde o fluxo de pessoas no final da tarde é mais intenso.
O secretário municipal de Segurança com Cidadania Heryco Coqueiro, destaca a importância do programa e sua área de abrangência. "Concentramos nossas atividades no Centro Histórico por entendermos que, além de ganharmos em visibilidade, já que o local converge parte da população da cidade, estamos colaborando para que a cidade ganhe mais um elemento de atração turística", disse o secretário reforçando que a ação segue orientação do prefeito Edivaldo.
O intuito do programa é também divulgar para um público maior o trabalho da banda marcial. "Antes do projeto Banda na Praça as apresentações da Banda da Guarda Municipal se resumia aos eventos oficiais de inaugurações", lembra o maestro Claudio Martins.
Segundo o maestro, a programação da banda ainda está sendo fechada. Ele pretende conciliar as apresentações do programa em espaços do Centro Histórico com a agenda oficial de eventos. "De acordo com a demanda do gabinete, programamos nossas apresentações semanais", explica Claudio Martins.
SOCIAL 
Formada por 45 integrantes, a Banda de Música da Guarda Municipal de São Luís dispõe, geralmente, de 20 a 25 músicos para as apresentações. Alguns dos músicos da banda se integraram a projetos sociais realizados em parceria com outros órgãos da administração municipal. Com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), a banda vem desenvolvendo um projeto de educação musical no bairro Coroadinho que criou a Banda Juvenil do Coroadinho.
Aberta à participação de crianças e jovens com idade até 15 anos, a banda é um projeto desenvolvido pela Banda da Guarda Municipal que acontece de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, totalmente gratuito.
Os primeiros frutos da Banda Juvenil do Coroadinho foram apresentados no domingo passado (21), com uma apresentação aberta ao público na praça do bairro. O repertório da banda juvenil segue o adotado pelas bandas marciais, com inserção de números de música popular e folclórica local