Feirinha

Feirinha

domingo, 14 de maio de 2017

Prefeitura apresenta projetos agrícolas implantados em São Luís a embaixador do Vietnã


Prefeitura apresenta projetos agrícolas implantados em São Luís a embaixador do VietnãComo parte da agenda de visitas realizadas pelo embaixador do Vietnã no Brasil, Do Ba Khoa e sua comitiva a São Luís, o prefeito Edivaldo apresentou, na manhã desta sexta-feira (12), o trabalho exitoso realizado no Sítio Capixaba, na Vila Esperança, zona rural da capital. A propriedade agrícola é uma das 56 Unidades de Referência Produtiva (URPs) que recebem incentivo e fomento da Prefeitura de São Luís para o desenvolvimento da cadeia produtiva de hortifruti local.
"A nossa capital tem excelentes relações de amizade com o Vietnã, sendo, inclusive, coirmã da cidade vietnamita de Hue, importante centro comercial e cultural daquele país. Por conta dessa aproximação, estamos buscando fortalecer cada vez mais o intercâmbio de experiências exitosas em diversos segmentos, como na agricultura, por exemplo, setor que o Vietnã tem comprovados avanços. Queremos utilizar de suas expertises e apresentar o que temos de melhor na agricultura local e em outros setores produtivos", afirmou Edivaldo.
O prefeito Edivaldo e o embaixador visitaram as áreas de plantios de hortaliças do Sítio Capixaba, que é considerado um dos melhores projetos agroecológicos entre as URPs apoiadas pelo município. "Vejo aqui um excelente exemplo a ser adotado. No contexto geral da internacionalização, acho que tanto o Brasil como o Vietnã têm ricas experiências em todos os aspectos. Mas é preciso que o Vietnã e o Brasil se aproximem cada vez mais para efetivarem a troca de experiências positivas e transferência de pesquisas cientificas que contribuam com o desenvolvimento dos dois países. A participação do Maranhão e de sua capital é fundamental nesse processo por diversos aspectos, entre eles estão a localização geográfica e a logística portuária", observou o embaixador.
PRODUÇÃO
De propriedade dos agricultores José Maria e Regina Passarela, o Sitio Capixaba já desenvolve o ciclo completo de produção, que compreende desde a compostagem até a produção das próprias mudas. Entre as variedades produzidas no local estão espécies de alfaces, tomates, pepinos, couves, berinjela, pimentas, mamão, uva, amora, maxixe, quiabo, milho, macaxeira, entre outras espécies.
Segundo o proprietário do sítio, José Maria, toda a produção é revendida para grandes estabelecimentos supermercadistas locais, garantindo a geração de renda e emprego no campo. "O apoio à agricultura familiar é muito importante para acabarmos com a dependência de outros comércios fora da Ilha. Recebemos mudas diversas do município e fomos contemplados com um lote de sementes de feijão, que já vamos realizar o plantio", disse José Maria.
Acompanharam também a visita os secretários municipais Ivaldo Rodrigues (Agriculta, Pesca e Abastecimento), Ana Paula Rodrigues (Relações Institucionais), Tati Lima (Informação e Tecnologia) e o secretário estadual de Programas Especiais, Pierre Januário.
"Assim como o Sítio Capixaba, outras Unidades de Referência Produtiva, que são estruturas institucionais que agregam todos os agricultores da Ilha, têm recebido apoio do município, por meio de programas de distribuição de mudas, kits de irrigação e apoio técnico, desenvolvidos pela Prefeitura", afirmou o secretário Ivaldo Rodrigues.
SAIBA MAIS
A visita do diplomata e sua comitiva a São Luís iniciou na ultima terça-feira (10), quando participou de reunião com o prefeito Edivaldo, no Palácio La Ravardière, com o objetivo de reforçar os laços de amizade entre as cidades-irmãs São Luís e Hue, grande centro econômico daquele país. O ato visa consolidar as parcerias celebradas no ano passado entre as duas cidades, ambas consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Na ocasião, Edivaldo e Do Ba Khoa reafirmaram o interesse em fortalecer as parcerias celebradas entre as cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário