MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Anunciada construção de cinco unidades prisionais no Maranhão



"Está controlada a rebelião na Delegacia Regional de Pinheiro". O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Aluísio Mendes, durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (8), no Palácio dos Leões, sobre a situação de presos rebelados na delegacia.

Participaram da coletiva os secretários de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza Oliveira, e Justiça e Administração Penitenciária, Sergio Tamer; o defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho; o desembargador Froz Sobrinho; e a procuradora geral de Justiça, Fátima Travassos.

De acordo com o secretário de Segurança, Aluísio Mendes, o motim, iniciado na noite de ontem (7), por volta das 23h, após tentativa frustrada de fuga de presos, foi controlado às 13h de hoje (8). "Neste momento, estão sendo realizadas vistorias nas celas para possíveis retiradas de armas confeccionadas artesanalmente", afirmou.

As ações no presídio foram acompanhadas pelo secretário adjunto de Inteligência da SSP, Laércio Costa; comandante geral da PM, coronel Franklin Pacheco, o superintendente de Polícia Civil do Interior, Jair Lima de Paiva, comissão de negociação acompanhados de um juiz e dois promotores de Justiça da comarca de Pinheiro, além de um pastor que foi solicitado pelos presos.

Ainda na madrugada desta segunda, foram deslocados policiais Militares do Batalhão de Choque e uma equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA) para o município, que montaram um cerco em volta da delegacia.

Entre as principais reivindicações, a melhoria das carceragens e a transferência para suas comarcas de origem. Segundo a Secretaria de Segurança, já foram determinadas a remoção de 16 presos, mas a previsão é transferir cerca de 50 detentos. 

Mais penitenciárias

Na oportunidade, foi anunciada a construção de seis novos presídios, sendo um em Pinheiro. As obras serão iniciadas em março e devem ser concluídas em 120 dias.

Está em fase construção a Penitenciária de Imperatriz/Davinópolis para 240 detentos e em projeção as de Chapadinha, Santa Inês, Bacabal (duas) e uma para jovens infratores em São José de Ribamar.

Serão 1500 novas vagas prisionais que vão contribuir para estruturação do sistema penitenciário e fim da superlotação carcerária no Maranhão. 

Ações integralizadas

O secretário Aluísio Mendes disse ainda que está prevista a chegada do ministro de Justiça, José Eduardo Cardoso, em São Luís, nesta quarta-feira (9), às 10h, em São Luís.

"É a disposição do Governo e da governadora Roseana Sarney que as instituições, sejam elas do Poder Executivo, Judiciário e até do Legislativo, estejam imbuídas no mesmo objetivo: a resolução do grave problema que assola o Maranhão e o país", acrescentou Mendes, sobre estratégias de atuação em parceria com o Ministério da Justiça, Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Ministério Público, Tribunal de Justiça e Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e de Justiça e Administração Penitenciária.

Governo do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário