MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Pré-carnaval inicia com cortejo no Centro da cidade

 
Cortejo de grupos carnavalescos pelas ruas do Centro e shows na Praia Grande marcaram a primeira prévia do “Carnaval da Tradição: É você quem faz brilhar!”, nesta sexta-feira (4), em São Luís. A festa é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma).

Participaram do cortejo as Tribos de Índio Tapiaca Uhu e Tupiniquins, bateria da escola Marambaia do Samba, blocos tradicionais Os Foliões e Os Brasinhas e bloco alternativo Fuzileiros da Fuzarca. Os grupos saíram da Praça Deodoro e seguiram pela Rua Grande, rumo à Praia Grande, onde foram montados três espaços de apresentação.

Quem foi às compras ou trabalha no comércio da Rua Grande parou para ver a alegria dos grupos. “Eu adoro essa época, porque a gente pode prestigiar as brincadeiras perto do nosso trabalho. As nossas sextas-feiras certamente serão mais animadas”, disse a comerciária Isídia Lopes.

Alexandre Luís, 11 anos, ficou satisfeito por participar do cortejo, mais um ano, do período carnavalesco. “Toco agogô há quatro anos no Bloco Os Foliões. Eu mesmo decidi entrar no grupo, porque Carnaval, para mim, é diversão”, confessou.

Na chegada ao Circuito Praia Grande, na Praça da Faustina, a festa ficou por conta da apresentação dos tambores de crioula de Wendell, Geralda Clemência, Maria Luiza, Aroldo Guimarães, Dionízio Adrônico e Mestre Felipe. A programação se estendeu até as 22h. A mesma alegria contagiou foliões no Canto da Cultura e na Casa do Maranhão, onde mais atrações carnavalescas se apresentaram até a meia-noite.

Festa continua

Neste sábado (5), às 18h, a programação prossegue no Circuito Praia Grande, com shows no Canto da Cultura, Praças Nauro Machado e Casa do Maranhão. No Canto da Cultura se apresentarão Tambor de Crioula de Constantino, Bloco Afro Netos de Nanã, Bloco Os Tradicionais do Ritmo, Bloco Organizado Mocidade Independente do Monte Castelo, Tribo de Índio Sioux, Bloco Tradicional Os Fanáticos, Bloco Alternativo da Serpente, Escola de Samba Mocidade da Ilha, Bloco Officina Affro, Bloco Organizado Mocidade Independente Turma do Saco, Bloco Tradicional Cia. do Ritmo, Escola de Samba Acadêmicos do Túnel do Sacavém e Bloco Tradicional Falcão de Prata.

Na Casa do Maranhão, quem abre a programação é o Tambor de Crioula de Joel, seguido por Bloco Organizado Mocidade Independente do Monte Castelo, Tribo de Índio Sioux, Bloco Afro Netos de Nanã, Bloco Os Tradicionais do Ritmo, Escola de Samba Mocidade da Ilha, Bloco Officina Affro, Bloco Tradicional Os Fanáticos, Bloco Alternativo da Serpente, Escola de Samba Acadêmicos do Túnel do Sacavém, Bloco Tradicional Falcão de Prata, Bloco Organizado Mocidade Independente Turma do Saco e Bloco Tradicional Cia. do Ritmo.

O palco da Praça Nauro Machado será ocupado por cantores e bandas maranhenses. Quem abrirá a noite de apresentações será o cantor Gerude. Em seguida, haverá shows de Djalma Chaves, Grupo Fuzarca, Banda Amigos do Samba, Josias Sobrinho, Banda Embala Brasil, Máquina de Descarcar’Alho e Banda da Confraria.

Domingo

No domingo, as apresentações começam mais cedo, a partir das 17h, com a estréia do Circuito São Pantaleão, nos seguintes pontos: Portal do Ceprama, Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Ponto do Gavião e Ponto de Fuga.

A programação oficial do pré-carnaval 2010 está disponível no portal do Governo do Estado (www.ma.gov.br) e no site da Secretaria de Estado de Cultura (http://www.cultura.ma.gov.br/).
 
Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário