MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ilegal, voo de atores pode ter sido sabotado

Ilegal, voo de atores pode ter sido sabotado 
Foto: Divulgação

 

 

Crea vai multar produtores de Xanadu pela ausência de engenheiro de segurança na operação dos cabos de aços que se romperam, provocando queda de cinco metros de altura de Thiago Fragoso e Danielle Winits; “Há hipótese de sabotagem”, afirma empresário Pedro Cavalheiro

A produção do musical Xanadu errou – e feio – ao não manter um engenheiro de segurança em torno da operação dos cabos de aço que sustentavam o voo dos atores Danielle Vinits e Thiago Fragoso sobre a plateia, no final da encenação. Em razão dessa falta, que representa uma ilegalidade, a empresa Set Cavalheiro FX, responsável pela montagem dos cabos, e a produtora da peça serão multados pelo Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio. Os valores ficarão entre R$ 1,5 mil e R$ 4 mil.
“As duas empresas praticaram exercício ilegal da profissão por não terem um engenheiro coordenando a operação do equipamento”, afirmou o vice-presidente do Crea, Jaques Sherique. “Temos de saber se a empresa, a produtora da peça e até o diretor Miguel Falabella sabiam dos riscos”, disse o delegado Thales Nogueira Braga, que investiga o caso. Ele não descartou a hipótese de sabotagem.
É com essa possibilidade que o dono da empresa Set Cavalheiro FX, Pedro Cavalheiro, também trabalha. Ele será um dos multados pelo Crea, mas acredita em sabotagem. “Sem interferência humana não existe possibilidade de o cabo se romper”. Seu irmão, Heitor, admitiu que a empresa atuava em Xanadu sem a presença de um engenheiro de segurança. “Usamos a tecnologia em peça em São Paulo e usamos aqui no Rio a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de lá”, acrescentou. “Não somo uma empresa de engenharia, mas de efeitos especiais. E não temos registro no Crea”.
Com cinco costelas fraturadas, o ator Thiago Fragoso continua internado no Centro de Terapia Intensiva da Casa de Saúde São José, sem previsão de alta. Sua parceira Danielle Winits machucou a boca, mas teve alta ontem. “Ouvi um pequeno estalo e vi a corda como se estivesse desfiando”, disse ela, a respeito do cabo de aço rompido. Ela também será ouvida no inquérito aberto para averiguar as causas do acidente.

brasil247.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário