MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

sábado, 4 de março de 2017

Prefeito Edivaldo vistoria obras de drenagem no bairro Coroado

Da Redação - Agência São Luís
Prefeito Edivaldo vistoria obras de drenagem feitas no bairro CoroadoO prefeito Edivaldo acompanhou, na manhã deste sábado (4), equipes da Prefeitura de São Luís que prosseguiam os trabalhos de expansão da rede de drenagem na Rua Cobalto, no bairro Coroado. A via, uma das mais prejudicadas com o período chuvoso, é uma das que recebe obras para escoamento das águas pluviais, que se estendem a pontos estratégicos do bairro. Além dela, as ruas Cobre e Ouro recebem intervenção para contenção de alagamentos e enchentes na região. O problema incomodava a comunidade há mais de 40 anos. Com as obras, as águas das chuvas terão o caminho de escoamento garantido, evitando acúmulo nas vias.
O prefeito Edivaldo enfatizou a importância deste serviço, que soluciona uma demanda antiga da comunidade local. "Estamos promovendo um trabalho para resolver, de fato, a questão dos alagamentos nesta área e entorno. É uma importante obra e muito solicitada pelos moradores. O trabalho é intenso para que, o quanto antes, possamos entregar a obra aos moradores e eles não venham mais a ser sacrificados com as chuvas", pontuou.
O vice-prefeito Julio Pinheiro lembrou que, com as obras, a Prefeitura trabalha para garantir a resolução de um problema que sempre afetava as famílias da região no período chuvoso.  "Isso interfere na vida das pessoas, é uma questão de saúde pública e a vontade do prefeito é resolver esse problema com as intervenções em curso. Com isso, muito em breve, o sistema que faz a absorção destas águas será solucionado, melhorando as condições para os moradores", destacou.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, explica que serão construídos três sistemas distintos de drenagem, que vão se interligar para o escoamento das águas. É o chamado 'sistema comunicante', que vai funcionar em conjunto, garantindo o corredor para as águas das chuvas e de outras origens. "Esta obra vai solucionar em definitivo a situação de alagamento e que comprometia a qualidade de vida da população desta área e adjacências", disse.
A Rua Cobalto é a primeira a receber os serviços. Neste sábado (4), as equipes da Semosp executavam a construção das tampas das caixas de concreto. Serão três , com capacidade para suportar tubulação de concreto de 800 milímetros. Serão cerca de 100 metros de sistema de drenagem em cada uma das ruas.
AÇÃO
Moradores acompanharam os trabalhos e parabenizaram a ação da Prefeitura. No local há mais de 40 anos, o aposentado Gonçalo Monteiro descreveu os problemas sofridos a cada chuva. "É difícil atravessar. A rua fica inundada e a gente tem que proteger móveis, tudo. Agora que eu vi o serviço sendo feito fiquei mais confiante. Espero que logo seja concluído e a gente veja essa rua sequinha", disse.
"Aqui, quando chove, é um problema sério. Quem mora aqui vive com os móveis pendurados, tudo suspenso porque é muita água. A gente já esperava muito por essa drenagem. É um bem muito grande que a Prefeitura está fazendo aqui", enfatizou Antônio Carvalho, 67 anos.
Para Maria das Graças Batista, a expectativa é que o serviço seja concluído o mais breve possível. "Vem aí os meses de chuvas mais fortes e espero que, esse ano, a gente possa olhar pela janela e não ver mais a rua inundada. Graças a Deus que a Prefeitura olhou nossa rua, que o sofrimento com água da chuva aqui é grande. Mas, agora, temos fé que esse problema vai acabar", disse.
RECUPERAÇÃO
O secretário da Semosp ressaltou que o trabalho da Prefeitura para recuperar as ruas e avenidas da capital é intenso. "O objetivo é proporcionar à população de São Luís mudanças que promovam impactos positivos no seu cotidiano. Com a conclusão desta obra de drenagem, esses moradores não serão mais prejudicados pelas chuvas", reitera Araújo.
As obras de drenagens integram o programa de recuperação de ruas e avenidas promovidos pela Prefeitura de São Luís desde 2013. O investimento desde 2013 no setor é o maior já realizado pela Prefeitura de São Luís, em comparação com administrações anteiores, e compreende 20km de redes de canais e galerias. O objetivo é urbanizar áreas precárias, garantindo o desenvolvimento urbano e socioeconômico, valorizando as áreas e garantindo mais mobilidade e condição de vida às pessoas. A drenagem, além de facilitar o escoamento das águas da chuva evitando os alagamentos, contribui para conservação do asfalto e para a saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário