MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Prefeitura e Governo do Estado abrem oficialmente o 'São João de Todos' no Arraial da Maria Aragão


Prefeitura e Governo do Estado abrem oficialmente temporada de São João no Arraial da Maria AragãoA Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado se uniram mais uma vez para realizar o projeto 'São João de Todos'. A programação oficial da temporada foi aberta nesta quarta-feira (14), na Praça Maria Aragão, um dos arraias do circuito formado ainda pelos terreiros da Vila Palmeira, Ipem e Praça Nauro Machado. A festa prossegue até o dia 2 de julho, com programação a partir das 19h, com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais. Nesta quinta (15) e sexta-feira (16), os espaços têm programações diversisificadas.
Além do circuito oficial, a programação também se estende para os arraiais em 12 bairros: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado, no Vinhais. Nesses locais, a festa vai de 23 a 29 de junho. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e no hotsite do 'São João de Todos' (http://www.ma.gov.br/saojoaodetodos/).
"Esta festa está sendo realizada com a união do Governo do Estado e da Prefeitura, e acima de tudo com a união do povo, da sociedade. Verificamos que a cada ano se consolida as festas juninas no Maranhão. Estamos começando a programação aqui no Arraial da Maria Aragão com enorme sucesso. Tenho certeza que até o final da temporada toda essa imensa cadeia produtiva, econômica da cultura vai se movimentar muito, e, acima de tudo, vamos ter muita alegria que o Brasil está precisando", disse o governador Flávio Dino.
O vice-prefeito Julio Pinheiro, que representou o prefeito Edivaldo na abertura, observou que o prolongamento do São João deste ano, com duração de 19 dias, é decorrente do planejamento conjunto da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. "O São João é uma festa que para nós tem o sentimento mais profundo da maranhensidade, sobretudo para o ludovicense. Nesse aspecto, valorizar a cultura do nosso estado e da nossa cidade é fundamental, elevando o que a gente tem de mais importante, que são as nossas tradições", destacou Julio Pinheiro.
Flávio Dino chegou ao local acompanhado da comitiva de governo, entre os quais o secretário de Segurança, Jefferson Portela, e de parlamentares como os deputados Bira do Pindaré e Fábio Braga. Os secretários municipais de Cultura, Marlon Botão; de Governo, Lula Fylho; de Comunicação, Conceição Castro; e de Turismo, Socorro Araújo, prestigiaram a primeira noite de festa no arraial mais tradicional da cidade.
O secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino, que integrou a comitiva do governador Flávio Dino, ressaltou a importância do São João para a cultura e economia do estado e especialmente de São Luís. "A presença reforçada do sistema de segurança nos arraiais confere tranquilidade às famílias e participantes de maneira geral. As secretarias de Cultura do estado e município planejaram minuciosamente esta festa para que o maranhense desfrute de momentos de alegria e paz", disse Galdino.
Para o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, o grande público presente na estreia do Arraial da Maria Aragão corresponde à expectativa de uma grande participação popular. "Por este palco deste arraial, um dos promovidos pela Prefeitura e Governo do Estado, vão passar mais de 200 grupos e artistas. É um grande São João que reúne aquilo que a população mais preza, que é sua cultura", comentou o secretário.
A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, acredita que este ano o setor vai superar as marcas históricas. "No ano passado tivemos em torno de 56% de ocupação dos hotéis, este ano estamos prevendo uma taxa acima de 70%, o que é bastante significativo neste período", argumentou a secretária. Segundo Socorro Araújo, a emissão de turistas neste período acontece principalmente nas cidades do entorno, como Belém (PA) e Teresina (PI), mas também pela movimentação interna.
No entendimento do vice prefeito, Julio Pinheiro, o São João é um marco cultural da cidade que tem merecido atenção especial da Prefeitura, superando todas as dificuldades financeiras inerentes à crise pela qual o país passa. "Estamos colocando no palco aquilo que a gente tem de mais original, que é nossa tradição cultural que tem o bumba meu boi como carro-chefe", disse Pinheiro.
PÚBLICO
Os amantes da cultura maranhense lotaram a Praça Maria Aragão na abertura oficial do São João de Todos 2017. Artesanato, comidas tópicas, show, tambor de crioula, bumba meu boi dos sotaques de orquestra e matraca fizeram a alegria da noite e encantaram o público.
Este ano, além de uma programação estendida de 19 dias de festa, uma semana a mais do que vinha acontecendo nos anos anteriores, outra novidade é a ampliação dos espaços, que contam com quatro pontos as apresentações: palco para shows, tablado de apresentações culturais, Barracão do Forró e Tenda do Tambor. O palco central tem 285m² para shows, além do anexo para apresentações culturais. O sistema de som conta com três estruturas, sendo um no palco principal, outro no palco concreto da praça e o terceiro no Barracão do Forró, espaço com 80m² destinado à apresentação de bandas e artistas com o melhor do forró pé-de-serra.
Na primeira noite, o bailar das saias das coreiras e o bater das parelhas embalaram a Tenda do Tambor, fazendo ecoar o rufar dos tambores, cantos e movimentos circulares, que homenageiam São Benedito, com os grupos "30 de Outubro" e "Alegria de São Benedito de São João Batista". 
Já no tablado, o Boi de Morros (orquestra) abriu a festa. O Boi Pirilampo (alternativo) foi o segundo a se apresentar com o tema 'Festa do Divino'. Em seguida, o Boi de Nina Rodrigues (orquestra) fez sua homenagem a grandes toadas maranhenses que marcaram história. No palco principal, a cantora Alexandra Nicolas interpretou sucessos de músicas nordestinas.
A aposentada Maria de Lourdes, é ludovicense e todos os anos prestigia o São João. "Não deixo de vir e pretendo participar todos os dias. A organização está de parabéns, tanto pela programação, quanto pela estrutura", destacou.
PRAÇA MARIA ARAGÃO
Um dos principais pontos turísticos da cidade e espaço onde acontece a tradicional festa do São João de São Luís, a Praça Maria Aragão deverá receber, este ano, mais de 200 mil pessoas durante os 19 dias de atrações. O público terá à disposição, serviços de segurança, alimentação, saúde e informações turísticas e da cultural regional da cidade.
Para movimentar a economia criativa e aumentar o espírito empreendedor do produtor maranhense, o público e turistas participantes dos dias de festividades juninas terão a oportunidade de conhecer trabalhos dos artesãos ludovicenses no Espaço do Artesanato, que comporta 40 artesãos. Com características peculiares, os profissionais expõem produtos confeccionados com fibra de buriti, bordados em cerâmica, peças com personagens da cultura maranhense, entre outros.
O arraial tem também 12 barracas para venda de comidas típicas, Espaço do Turista e Casa do Tambor. O local conta ainda lugares exclusivos para idosos e pessoas com baixa mobilidade, além de banheiros químicos na parte esquerda do palco. Um posto de saúde equipado para atendimento de urgência estará em funcionamento durante todo o período da programação junina. O posto de Informações Turísticas está montado no arraial da Maria Aragão com objetivo de apresentar aos turistas e moradores da capital os atrativos locais. Quem comparecer ao posto vai receber material informativo e poderá fazer registro do momento.
Equipes de pronto atendimento em primeiros socorros e segurança para o público garantem a tranquilidade da festa. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte (SMTT), Segurança com Cidadania (Semusc) e Saúde são parcerias no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário