MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

segunda-feira, 28 de março de 2011

Acusação de racismo "ofuscou" amistoso entre Brasil e Escócia, diz imprensa britânica


Em reportagens publicadas nesta segunda-feira (28), jornais britânicos afirmam que a vitória do Brasil sobre a Escócia no domingo foi parcialmente ofuscada por um suposto incidente de racismo envolvendo o atacante Neymar.

Uma banana foi jogada no campo durante o jogo - que o Brasil venceu por 2 a 0 - e Neymar afirmou que se tratava de um episódio racista.
Muitos consideraram, entretanto, que as acusações articuladas por Neymar e pelo volante Lucas - que retirou de campo uma banana no fim do segundo tempo - são exageradas, caso do jornal The Times.
- Os torcedores escoceses não são santos, mas há anos têm um comportamento considerado espirituoso, e certamente há poucos traços de racismo entre eles.
Para o diário, as acusações "mancharam o espetáculo e levantaram acusações feias contra a torcida escocesa", mas parecem "exageradas".
As matérias veiculadas na imprensa britânica observam que a torcida escocesa é tradicionalmente amigável e fã do Brasil.
Um porta-voz da torcida organizada escocesa disse que o racismo é deplorado entre o grupo e negou categoricamente que a banana tenha sido atirada contra Neymar por um de seus membros.
"Aspecto desagradável"
Para o jornal Independent, "alguns torcedores estúpidos, possivelmente racistas e provavelmente bêbados em uma multidão de 53 mil torcedores, não deveriam ser manchete".
O diário considerou que o episódio foi um "aspecto desagradável" da excelente apresentação de Neymar, que "parece ter levado algum idiota a jogar uma banana contra ele e uns poucos a realizar demonstrações de racismo".
- Neymar falou após o jogo de uma "atmosfera de racismo", mas isto não era evidente. Seu hábito de se jogar provocou irritação, que ele pode ter interpretado mal.
Já o Guardian afirmou que o incidente ofuscou a excelente apresentação do atacante.
- Reportagens na imprensa brasileira sugeriram que o objeto tinha como alvo Neymar, embora tenha vindo de uma seção do campo ocupada quase totalmente pelos torcedores sul-americanos.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário