quinta-feira, 20 de março de 2014

Deputado Pinto Itamaraty elogia gestão do secretário de educação, Geraldo Castro


Em discurso feito na tribuna da Câmara Federal na última quarta-feira (19), o deputado federal Pinto Itamaraty tece elogios, reconhece o trabalho e oferece parceria ao secretário de educação de São Luís, Geraldo Castro.

Deputado federal Pinto Itamaraty

Leia na íntegra o discurso do deputado federal Pinto Itamaraty:


"Senhores deputados,

A educação precisa ser a grande causa nacional. Não vamos superar a pobreza, as desigualdades e a falta de oportunidades com escolas esquecidas. Sabemos da importância de incentivos à carreira dos professores, à educação de tempo integral e que ocorram maiores investimentos para o ensino técnico e superior. Isso tudo deve ser acrescido de boa gestão e vontade política.

Maranhão vem aparecendo constantemente em grandes reportagens, como as exibidas pelo Fantástico e pelo Domingo Espetacular. Uma delas mostrou a região mais pobre do Brasil que fica em Belágua, no Maranhão, onde as famílias sobrevivem com menos de R$ 150 por mês e estão abaixo da linha da pobreza, segundo os dados do IBGE. Já a Globo mostrou a realidade precária do ensino como a situação desumana da escola “Divina Providência” situada na Zona Rural de Codó, cidade a 292 quilômetros da capital São Luís. A escola não tem luz, não tem água e nem banheiro.

É inegável que a situação educacional maranhense e do Brasil como um todo ainda tem muito a melhorar. Há experiências exitosas como as que identificamos ao longo dos treze Seminários Regionais organizados por deputados membros da Comissão de Educação ao longo de 2013, mas elas continuam sendo minoria quando deveriam ser políticas de governo.

 Por isso, temos de somar esforços para manter a educação em um patamar, no mínimo, aceitável de estrutura e dignidade. Alguns tem contribuído para isso, como é o caso do atual Secretario de Educação de São Luis, Geraldo Castro, que juntamente com a sua equipe técnica tem batalhado por melhorias na área educacional para nossa capital.
Os desafios são grandes, mas a recente gestão de Geraldo já tem demonstrado empenho em projetos como a construção de creches, aumento do número de transporte escolar, distribuição de 15 mil livros da Educação Infantil e a nomeação de 650 novos professores aprovados no processo seletivo simplificado.

         Outro projeto que merece nossos aplausos é o projeto Leite na Escola. Recentemente a prefeitura resolveu retomar esse importante projeto, iniciado em 2011 na gestão do PSDB, que complementa à alimentação e serve como estímulo para a permanência do aluno em sala de aula garantindo um crescimento saudável e melhor aprendizagem escolar.
O programa Leite na Escola atende alunos devidamente matriculados e assíduos, da Educação Infantil (escolas regulares e creches) e do Ensino Fundamental da rede municipal e escolas comunitárias conveniadas. Os alunos recebem um quilo de leite em pó por mês.
Por tudo isso, aqui explicitado, quero oferecer minha parceria ao Secretário Geraldo Castro, a São Luís e ao Maranhão, nessa difícil batalha para a melhoria educacional, mas que é igualmente necessária e transformadora."

Nenhum comentário:

Postar um comentário