MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Obras do Complexo Deodoro estão em fase final e da Rua Grande avançam com serviços 60% concluídos


Na manhã deste domingo (11) prefeito Edivaldo e o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, vistoriaram os serviços no Centro da cidade; obras são realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís

A- A+
Da Redação - Agência São Luís
Obras do Complexo Deodoro estão em fase final e da Rua Grande avançam com serviços 60% concluídosO prefeito Edivaldo Holanda Júnior cumpriu agenda de trabalho na manhã deste domingo (11) vistoriando, com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary, os serviços de requalificação  realizados na região do Centro pelo órgão federal em parceria com a Prefeitura de São Luís. Na ocasião, constataram que as obras no Complexo Deodoro - que compreende as praças Deodoro, Pantheon e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro - estão em fase de finalização. Já na Rua Grande, os serviços seguem conforme o cronograma, já estando pronta 60% da requalificação proposta para a principal via de comércio da capital. 
"Esta é a maior obra dos últimos 30 anos que se realiza na área do Centro, com a parceria  Iphan e Prefeitura, que vai reordenar o espaço e entregar à população locais totalmente renovados.Ver essa obra avançando e em pleno andamento nos deixa satisfeitos e felizes. Sobretudo por esta importante união de forças que vêm somar aos investimentos realizados pela Prefeitura, para a revitalização do Centro Histórico da cidade e para que a população possa usufruir de um espaço com toda infraestrutura e conforto", disse o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama Camila Holanda e do presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (IMPUR), Fábio Henrique Carvalho.
Na Rua do Passeio foi iniciado o serviço de terraplanagem no trecho que sai desta para a Rua Grande. Toda a pavimentação asfáltica foi removida e feito o nivelamento da via para que futuramente receba a novo pavimento, que será de bloquete intertravado. No local é executada a colocação de brita para reforçar o pavimento em bloquete. Este serviço segue da Rua do Passeio até o cruzamento da Rua Rio Branco e Rua do Sol. Com isso, será feita a comunicação da Praça do Pantheon e alamedas com a Deodoro.
"Olhamos de perto o andamento das obras e ver o cumprimento do cronograma é uma satisfação. É uma parceria importante, visto que, uma obra dessa magnitude o Iphan jamais conseguiria fazer sem o apoio da Prefeitura e o que esperamos é que essa união se frutifique gerando mais parcerias em benefício da população de nossa cidade", destacou o superintendente do Iphan-MA, Maurício Itapary.
Prossegue ainda o serviço de pavimentação da Rua Rio Branco, que fará comunicação da intervenção da Rua Grande e Complexo Deodoro. Na Rua Grande, estão concluídos os serviços da primeira, segunda e terceira quadras. As equipes trabalham na quarta quadra com a pavimentação em placas de concreto e em seguida, iniciam serviços de execução da pista de rolagem. Na quinta quadra, são concluídos serviços de instalação e regularização de caixas elétricas, para após iniciar instalação de canaletas, pavimentação com granitos e pisos de bloquete intertravado, Na sexta quadra foram retirados paralelepípedos para realização de serviços de água e esgoto.
PRAÇAS
Na Praça do Phanteon, os serviços estão em fase de conclusão. Iniciaram a instalação das 71 lixeiras no trecho, sendo estruturas em aço e com grande capacidade de captação de resíduos. O conjunto de postes desta área está em fase de instalação, assim como as lâmpadas e já foram todos testados. As obras nas alamedas Silva Maia e Gomes de Castro, que também compõem o Complexo Deodoro, estão finalizadas, segundo o superintendente do órgão, Mauricio Itapary.
Na Praça Deodoro, as obras de pavimentação estão em ritmo acelerado, assim como a instalação de placas de granito e cerrado na parte central, somado à colocação de piso polido. A laje da parte superior do piso do mirante recebeu piso cerrado e concreto lapidado. As equipes atuam na área administrativa com serviços de reboco, pintura das paredes e instalação do forro.
Os trabalhos incluem serviços de drenagem, tratamento sanitário, colocação de mobiliário na área administrativa, sistema de iluminação, instalação de fiação subterrânea, de dutos de passagem de fibra ótica e sinalização, com elementos que favorecem acessibilidade.
Na Deodoro ainda em andamento a construção de 18 banheiros com fraldários e da estrutura de concreto da esplanada, uma espécie de elevação que dará uma nova característica urbanística ao espaço. Na próxima semana, as áreas de canteiros da praça começam a receber o conjunto de grama.
A previsão do planejamento de reurbanização do Complexo Deodoro e da Rua Grande é que esteja adequado para favorecer o comércio para as festas de fim de ano, nos dias que antecedem o Natal e o Ano Novo, quando aumenta o movimento no maior centro comercial de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário