MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Prefeitura de São Luís alcança mais de 16 mil pessoas com ações de educação ambiental em 2018

As ações fazem parte da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de conscientizar a população para o descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos

A- A+ 
Desde janeiro deste ano, mais de 16 mil pessoas receberam a visita do Cidadão Limpeza
Ao longo de todo o ano de 2018, a Prefeitura de São Luís intensificou as ações de educação ambiental junto às escolas das redes municipal, estadual e privada, além das atividades nos Ecopontos e ações de rua. As ações fazem parte da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior desenvolvida pela Prefeitura de  São Luís por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, com o objetivo de conscientizar a população para o descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos. Desde janeiro deste ano, mais de 16 mil pessoas receberam a visita do Cidadão Limpeza e aprenderam mais sobre sustentabilidade, coleta seletiva e reciclagem.
Além das atividades operacionais diárias, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana desenvolve ações de educação ambiental. As ações são realizadas por meio da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza que é voltada para o desenvolvimento da conscientização ambiental, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos resíduos descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão na manutenção da limpeza urbana.
A gestão do prefeito Edivaldo possui um planejamento de atividades permanentes para a manutenção da limpeza da cidade. A população também tem um papel importante ara a preservação do meio ambiente, por isso, as ações junto às escolas são importantes para conscientizar a população para o cuidado com a cidade.
VISITAS ÀS ESCOLAS
O principal eixo deste trabalho são as visitas a escolas da rede municipal. Em todas as ações realizadas nas escolas o Cidadão Limpeza é recebido com muita empolgação pelos alunos que participam de todas as atividades propostas, tiram dúvidas sobre a coleta seletiva e debatem entre si a importância da limpeza urbana para a preservação do meio ambiente.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informa que as ações são constantes e ocorrem em escolas, associações de bairro, ações de rua entre outras atividades educativas. "Temos um cronograma fixo de ações de educação ambiental. Para 2018, nossa meta era expandir estas ações, levando-as ao maior número de bairros e escolas da nossa capital", disse.
Além das visitas em escolas, a Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza inclui visitas guiadas de estudantes aos Ecopontos, palestras em associações de bairro para discutir com os moradores com melhorar a limpeza urbana na sua comunidade. Também são feitas ações de ruas para chamar a atenção da população para o problema que é o descarte irregular de resíduos sólidos e as consequências que ele traz para o meio ambiente, a saúde pública e o paisagismo urbano. Nos bairros onde são implantados Ecopontos, também são feitas ações porta a porta para que a população possa fazer o uso adequado deste equipamento.
As visitas guiadas são feitas conforme programação do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, mas também podem ser solicitadas por meio da Central de Atendimento pelo telefone 0800 098 1636.
CRESCIMENTO DAS AÇÕES
A expansão das ações de educação ambiental voltadas para a limpeza urbana é mais um resultado positivo da profissionalização da gestão de resíduos sólidos em São Luís implantada pelo Prefeito Edivaldo. Antes, não havia uma política estabelecida na área. Este trabalho começou a ser implementado em a partir do fechamento do Aterro da Ribeira, em 2015, e em 2018 já superou as metas estabelecidas.
"Agora temos um portfólio de ações estruturadas e que podem ser adaptadas de acordo com o local onde elas serão realizadas. Com isso conseguimos trabalhar com toda a população, sejam alunos da educação infantil ou membros de associação de bairro", destaca Carolina Moraes Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário