Os candidatos Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e João Castelo (PSDB) tratavaram ontem mais um roud na luta pela Prefeitura de São Luís.
A inicitiva da TV Difusora serviu para o eleitorado esclarecer dúvidas e conhecer as propostas dos dois pretendente a comandar a cidade pelos próximos quatro anos.
A exemplo do debate na Rádio Mirante, João Castelo deixou os temas propostos de lado e pertiu para a agressão a Edivaldo, cobrando dele explicações sobre a suposta milícia.
Sem perder a postura, Edivaldo voltou a explicar que esteve numa reunião onde estavam presentes políciais, seus famíliares e membros da Igreja, agredeceu o apoio e se retirou do local.
Castelo insistiu tanto na mesma pergunta que Edivaldo acabou perguntando se o candidato não escutava, se era surdo.
Rejeitado, segundo as pesquisas, em seu projeto de continuar prefeito, Castelo passou o tempo todo destilando ódio e sendo deselegante com o adversário.
Mas não foi apenas João Castelo que mostrou desequilíbrio no debate. Um dos seus assessores, insatisfeito com a pergunta do jornalista Silvan Alves sobre a baixaria na campanha de Castelo, o chamou de "venal".
Castelo, em determinado momento, ao ser informado de que estaria sendo processado pela má gestão que desenvolve, perdeu a compostura e partiu para o insulto, chamando Edivaldo de "cínico" e "mentiroso".
Sem perder a calma, Edivaldo Holanda explicou ao telespecatador que está tem sido a prática do candidato Castelo ao longo da campanha: agredir sua família.
Holanda solicitou respeito ao adversário e pediu que pare de agredir seu pai, sua mãe e sua mulher. "Eu poderia falar de sua filha, que todo afirmam que é quem manda na prefeitura, mas não faço isso", disse.
Castelo tentou transformar o debate sobre propostas em octógono, mas encontrou um adversário disposto a debater apenas os temas em questão.
Ao final do programa, quando os dois debatedores já se preparavam para deixar a emissora, um apagão atingiu o Maranhão e vários Estados do Norte e Nordeste.
Edivaldo Holanda concedia entrevista após o debate quando tudo ficou escuro no estúdio e a emissora saiu do ar, voltando momento depois com a ligação do gerador próprio.
Os candidatos voltam a se enfrentar nesta noite de sexta-feira (26) no debate promovido pela TV Mirante, que será mediado pelo jornalista Tonico Ferreira