Feirinha

Feirinha

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Primeira escola de tempo integral em São Luís será na Cidade Operária

Por São Luís - Em 24/01/2013


Antes de completar 30 dias de governo, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior deu início ao cumprimento de um de seus principais compromissos de campanha. Acompanhado do vice-prefeito Roberto Rocha e do secretário municipal de Educação, Alan Kardec, o prefeito lançou nesta quinta-feira, 24, a pedra fundamental da primeira escola de tempo integral de São Luís na região da Cidade Operária. A experiência piloto será desenvolvida no Centro de Educação Infantil “Recanto dos Pássaros”, localizado no Jardim América.
“Durante a campanha, vários compromissos foram feitos por mim e Roberto Rocha. E, agora, iniciando nosso mandato, com menos de 30 dias estamos inaugurando a primeira escola de tempo integral, um sonho realizado da comunidade. Essa é a primeira de muitas que virão na cidade de São Luís. É a qualidade que queremos dar ao ensino público municipal na nossa gestão”, afirmou o prefeito.
Para Edivaldo Holanda Júnior, a escolha de uma escola na Cidade Operária para iniciar o projeto tem uma simbologia importante e especial; está localizada em uma das regiões mais populosas da cidade e com a maior concentração de mulheres trabalhadoras. “Mas nós teremos escolas em outras áreas da cidade. Esse é nosso compromisso feito durante a campanha e será honrado durante nosso mandato”, assegurou.
Tempo integral
Inaugurada em março de 2005, o Centro de Ensino Infantil vai funcionar a partir do dia 25 de fevereiro, data de início do período letivo de 2013, atendendo 215 crianças em idade entre 2 e 5 anos. Das vagas oferecidas, 40 foram reservadas para a creche, 75 para o primeiro período e 100 para o segundo período da pré-escola.
Segundo o secretário municipal de Educação, Alan Kardec, a escolha da unidade de ensino da rede municipal se deu a partir da confluência de dois fatores: localização e instalações. O secretário adiantou que até o início do período letivo o Ciep da Alemanha também funcionará em tempo integral. “Este é um projeto piloto. Vamos fazer a estimativa dos custos e a partir daí, de escola a escola, fazermos os investimentos necessários”, explicou Alan Kardec.
As irmãs gêmeas Evelyn e Ana, de dois anos de idade, foram as primeiras a realizar pré-matrícula no Centro de Ensino Infantil “Recanto dos Pássaros” de tempo integral. De acordo com a diretora do centro, Solange Maria Brandão, o funcionamento em tempo integral deverá reduzir a evasão escolar que em 2012 saltou da média histórica de 10% para 20%, devido à suspensão das aulas.
Para o funcionamento da escola será ampliada a carga horária dos servidores. Segundo a secretária adjunta de Ensino da SEMED, Kariadne Maia, essa ampliação do horário de trabalho vai provocar um maior vínculo entre o servidor e a comunidade. “Vamos começar o ano letivo no dia 25 de fevereiro. Em um acordo com o ministério público e com o Sindicato dos Professores vai nos permitir iniciar na data. Damos início a uma nova fase na educação na cidade de São Luís”, disse.
Instalações
Junto com o secretário Alan Kardec e equipe técnica da Semed, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior percorreu instalações do prédio para verificar as acomodações da primeira escola de tempo integral. Ele visitou a brinquedoteca, uma sala de aula que será modificada, o anfiteatro e o refeitório da escola. O prefeito foi informado sobre as modificações que deverão ser processadas no período de férias escolares que se inicia nesta sexta-feira, 25.
No Centro de Ensino Infantil “Recanto dos Pássaros” será construído um dormitório até o início do período letivo. Com mais essa dependência a escola se aproxima de instalações ideais para atender as crianças. Durante o período em que as crianças permanecerão na escola serão oferecidas cinco refeições, além de atividades educacionais e lúdicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário