Deputado federal Waldir Maranhão(PP) |
Roseana e Castelo – Em São Luís, quatro partidos formalizaram um acordo político para as eleições municipais de 2012. O acerto entre o PPS, PCdoB, PP e PSB poderá chegar a 2014, quando serão disputadas as eleições para o governo do estado. O entendimento surpreendeu o prefeito João Castelo (PSDB), que contava com a participação do PP no grupo de partidos para a sua tentativa de reeleição.
Surpresa também para o grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB), que vê na coligação um forte adversário contra o seu candidato à prefeitura da capital, o deputado estadual Max Barros (PMDB). Secretário de Infraestrutura do governo maranhense, Max Barros é presença constante no noticiário do grupo de comunicação da família Sarney. A ideia é massificar o nome dele para consolidá-lo como candidato e lembrar o eleitor nas pesquisas eleitorais.
O sucesso do acordo político dos adversários de Roseana Sarney e de João Castelo depende muito de como o ego de quatro candidatos será controlado até janeiro ou fevereiro de 2012. É neste período que deve sair uma pesquisa sobre a preferência do eleitorado. A consulta será feita especificamente com os nomes de Flávio Dino (PCdoB), Tadeu Palácio (PP), Roberto Rocha (PSB) e ELiziane Gama (PPS). Quem estiver melhor na pesquisa deve ser o candidato apoiado pelos demais, cuja coligação poderá ter o apoio de outras pequenas siglas.
Prefeito de São Luís por dois mandatos, Tadeu Palácio disse hoje por telefone ao ucho.info que outras questões também devem influenciar na escolha do candidato do grupo, mas a pesquisa será um fator importante nas negociações. “O fato é que vamos juntos” nas eleições municipais, afirmou.
Palácio assume na próxima segunda-feira (17) a presidência da comissão provisória do diretório municipal do PP. Ele se filiou na última semana após articulação política costurada pelo deputado federal Waldir Maranhão, que preside o diretório estadual da agremiação. Waldir tirou o partido da base de sustentação do prefeito João Castelo. O PP também é letra morta no grupo que garante a governabilidade de Roseana Sarney, embora tenha participado da coligação que elegeu a governadora em outubro do ano passado.
Tadeu Palácio, junto com o presidente da Embratur, Flávio Dino, são os nomes mais lembrados para a prefeitura de São Luís. Flávio Dino concorreu em segundo turno com João Castelo numa eleição em que o grupo Sarney ficou dividido no primeiro turno com sete candidatos. Flávio Dino desconversa sobre sua candidatura, mas o ex-deputado federal pensa em ser governador. O acordo entre os quatro partidos pode lhe dar vantagem no pleito daqui a três anos.
ucho.info
Nenhum comentário:
Postar um comentário