MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

sexta-feira, 30 de março de 2012

Polícia Civil intensifica operação de combate à poluição sonora



Foto: Gilson Teixeira / O Estado


As ações de repressão a poluição sonora, desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), continuarão durante todo este fim de semana. O planejamento estratégico já foi montado e começa a ser executado a partir da noite de sexta-feira (30) até domingo (1º) em toda a Região Metropolitana de São Luís. Serão empregados mais de vinte equipes compostas por delegados, escrivães, peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) nos trabalhos. A ação faz parte do Programa Polícia Civil nas Ruas.
Alguns pontos de capital apresentam um número maior de registros. “Estaremos dando uma atenção maior nestes pontos, mas também vamos percorrer os outros bairros onde tenham denúncias de desrespeito a Lei do Silêncio”, garantiu a delegada assistente da Superintendência de Polícia Civil da Capital, Edilúcia Trindade.
A delegada ressaltou a ligação de outras práticas criminosas que surgem com a poluição sonora. Segundo Edilúcia Trindade, entre os principais crimes, destacam-se o consumo de bebidas alcoólicas e drogas por menores e motoristas sem habilitação conduzindo veículos.
Outra prática que será combatida durante os trabalhos será a exploração sexual de crianças e adolescentes. Caso seja encontrado alguém cometendo estes delitos será encaminhado ao Plantão Especial de Repressão Qualificada à Poluição Sonora para serem cumpridos os procedimentos policiais.


Ações
Seguindo o mesmo planejamento das etapas anteriores, as equipes realizam incursões nos locais de pontos de festas denunciados. Peritos do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), órgão ligado a Polícia Técnica Cientifica, de posse das informações relatadas por moradores medem o volume do local indicado na denúncia com os decibelímetros, equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora. Após a aferição, e comprovação do descumprimento da lei, as equipes se deslocam até o ambiente e realizam a apreensão da aparelhagem musical e autuam os proprietários do equipamento.



Informações da SECOM do governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário