terça-feira, 22 de abril de 2014

Prefeito garante reestruturação na área da saúde

Seguindo a linha da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) adotou um novo modelo de trabalho para a reestruturação de toda a rede de atendimento na área da saúde. No Hospital Municipal Clementino Moura – o Socorrão II – uma série de medidas foi iniciada, como parcerias institucionais, mutirões de cirurgias ortopédicas e criação de leitos de retaguarda em outras unidades de saúde, reduzindo a demanda de espera por atendimento em até 80%.
 
As ações também estão sendo implantadas em outras unidades de urgência e emergência como no Hospital da Criança, que além das intervenções e apoio com leitos de retaguarda, será contemplado com a construção de um centro cirúrgico. No Hospital Municipal Djalma Marques – o Socorrão I – ações similares para garantir o aperfeiçoamento do atendimento serão realizadas a partir de maio. Além da melhoria no sistema de triagem, o hospital contará com mutirões na área da Neurocirurgia.
 
O modelo de mutirões é uma experiência já consolidada com sucesso no Socorrão II beneficiando o setor de ortopedia. Cerca de 40 cirurgias chegam a ser realizadas mensalmente através do convênio com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). Em fevereiro foram realizadas 168 transferências e em março 197. Dessa forma, houve melhora significativa do atendimento e não existem mais pacientes ortopédicos nos corredores do Socorrão II.
 
“Por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior todo o sistema da Saúde está sendo reestudado para que possamos alcançar os avanços tão esperados por nossa população. Nós temos sido incansáveis em buscar melhorias”, frisou a titular da Semus, Helena Duailibe.
 
A Prefeitura também está realizando investimentos em outras unidades de saúde do município, o que ampliará o número de vagas e auxiliará nos leitos de retaguarda. A Unidade Mista do Coroadinho foi reaberta. Agora, conta com 26 leitos e funciona como emergência 24 horas. Também passam por mudanças estruturais a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, São Bernardo e em breve o Hospital da Mulher irá dar apoio ao sistema com a criação de leitos de alta complexidade e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O quadro das equipes está sendo reestruturado e novos equipamentos cirúrgicos estão sendo adquiridos.
 
Ainda passarão por intervenções o Centro de Especialidades Médicas do Filipinho e o posto de saúde do Bairro de Fátima. O Centro de Saúde Paulo Ramos (Centro) será transformado em unidade de referência para tratamento de doentes renais, hipertensos e diabéticos. Até o final de maio, serão inaugurados o Centro de Saúde Carlos Macieira (Sacavém) e o Centro de Saúde Alexandra Tavares (Residencial Alexandra Tavares).
 
CONSULTAS E EXAMES
Em maio, será implantado um novo modelo para marcação de consultas e exames na rede municipal que vai otimizar o atendimento. A Semus contará com um Call Center, que permitirá ao usuário do sistema marcar seu exame de qualquer local da cidade. Também será modificado o sistema de distribuição das senhas na Central de Marcação: a entrega das senhas passará a ser feita apenas no turno vespertino com o retorno para o dia seguinte. Para consultas e exames de alta complexidade, os horários serão diferenciados com agendamento apenas no período da tarde, contribuindo para a redução de filas.
 
 
 
 
Portal da Prefeitura de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário