MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Prefeitura realiza ações pelo Dia Mundial da Saúde

Programação vai estimular à população a desenvolver hábitos saudáveis


                                Foto: Divulgação
 
 
 
 
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai realizar uma série de atividades para marcar o Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje, dia 07. As ações serão realizadas a partir das 9h, na Praça Deodoro, por equipes técnicas da Semus e de outras instituições parceiras que vão levar à população informações sobre a adoção de hábitos saudáveis como forma de prevenção dos fatores de risco para desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, câncer, entre outras.
 
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que outras atividades serão realizadas nas unidades de saúde da rede municipal e ressalta a importância da prevenção, uma orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. “A gestão municipal não trabalha apenas para tratar a doença. O nosso modelo de assistência tem várias ações e estratégias visando a promoção da saúde e prevenção de riscos, e para atingirmos os objetivos é preciso conscientizar a população e estimular a qualidade de vida”, afirma.
 
A data de 7 de abril para alertar sobre os cuidados para manter um bom estado de saúde e os principais problemas que podem atingir a população foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este ano o tema central são as doenças transmitidas por vetores, que transportam vírus, parasitas e bactérias. O tema foi escolhido devido às doenças de transmissão vetorial serem responsáveis por uma alta carga de mortalidade, além de acarretar sobrecarregar ao sistema de saúde.
 
O coordenador municipal de Combate a Dengue, Pedro Sousa Tavares, alerta sobre alguns cuidados que devem ser tomados para combater os mosquitos vetores e assim a transmissão de doenças. “A dengue, a malária, a equitossomose, a doença de chagas, a leshimaniose e a raiva são doenças transmitidas por vetores. Como forma de prevenir as doenças transmitidas por insetos está cobrir os recipientes onde é armazenada a água, não deixar água parada ou acumular lixo, usar roupas que protejam pernas e braços contra a picada dos insetos, instalação de telas em portas e janelas das residências”, observa.
 
O coordenador lembra que como este ano as ações terão atenção especial para o combate a dengue será montado um stand na Praça Deodoro para explicar à população os cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença e será realizada vistoria nos quarteirões do entorno da Praça do Pahteon.
 
PROGRAMAÇÃO
 
A programação terá ainda abordagens variadas com aulão de ginástica, oficinas e até uma caminhada com saída da Praça Deodoro e dispersão na Praça João Lisboa. A Semus dará uma atenção especial ao repasse de informações sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero e de orientações sobre planejamento familiar e infecções sexualmente transmissíveis.
 
A população poderá desfrutar de serviços de saúde como teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e colesterol e receber preservativos masculinos e femininos. Também serão distribuídos kits de saúde bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário