MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Caio Hostílio comenta gestão Castelo e Gardeninha


Antes de tudo, vale ressalta que para os municípios muito extensos, muito populosos ou com distritos afastados, a gestão das diferenças entre as diversas realidades espaciais do município, com demandas desiguais da população, tende a ser um problema administrativo e político. Para municípios nessas condições, é necessário dividir de alguma forma as responsabilidades e atividades da prefeitura.
Contudo, o prefeito de São Luís, João Castelo centralizou toda sua gestão e decisões nas mãos de sua filha, a deputada Gardeninha, que destinava cada centavo e nomeava até o auxiliar do servente das secretarias. O que vimos nesses 3,5 anos de governo castelista? O prefeito e seus auxiliares entraram em parafuso!!!
O certo é que uma gestão descentralizada garante a eficiência, colocando a responsabilidade pelas decisões nas mãos da pessoa mais qualificada para tomá-las. Isso implica em escolher pessoas certas para as pastas certas. Secretários não podem ser meras figuras decorativas.
Castelo nesses 3,5 anos mostra ser um homem desconfiado e sua filha mais desconfiada ainda. Com isso, as tomadas de decisões foram retardadas e mal elaboradas.
Um secretário tem que ter a responsabilidade pelo desenrolar de sua pasta, com autonomia e mostrando ao prefeito que aquela tomada de decisão é a melhor possível, isso tecnicamente, socialmente e politicamente. 
É claro que numa gestão descentralizada implica num conjunto diferente de relações organizacionais do que as encontradas na forma centralizada. A descentralização pode conter a promessa de grandes potenciais em termos de um desempenho administrativo aperfeiçoado, mas também existem alguns custos escondidos, e a capitulação de um controle rígido pelo prefeito. 
Para esse tipo de gestão, é preciso que o gestor dê garantias a seus auxiliares a plena responsabilidade pelas operações de suas respectivas pastas, e que as decisões podem não ser as mais coerentes, com isso terá que se adaptar para enfrentar outro lado da moeda: os secretários também podem errar.
Resultado da Opera: A gestão de Castelo foi muito ruim!!! Totalmente centralizada, cujos secretários apenas foram figuras decorativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário