MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Queda do voo Rio-Paris durou três minutos e meio

Técnicos divulgam primeiros dados sobre acidente com avião da Air France, em 2009


Do R7, com agências internacionais
04.04.2011/BEA 
Imagem mostra destroços do Airbus A330 da Air France no fundo do mar; agonia da queda durou 3 minutos e meio


Os pilotos do voo Rio-Paris lutaram com os controles do avião da Air France por mais de quatro minutos, antes de a aeronave cair no oceano Atlântico com o nariz para cima, disseram investigadores nesta sexta-feira (27). A queda em si durou três minutos e meio, e o acidente, em 2009, matou todos os 228 ocupantes, sendo 59 brasileiros.
Os técnicos também apuraram erros na medição da velocidade do avião da Air France, o que desligou o piloto automático quatro minutos antes de a aeronave cair no Atlântico.
Com base nos dados das caixas-pretas, recuperadas neste mês no fundo do mar, os peritos afirmaram que a emergência começou com um alerta duas horas e meia após a decolagem do avião.
Nesse momento, o capitão da aeronave havia acabado de deixar a cabine para descansar, o que foi descrito como um procedimento normal.
O Airbus A330 subiu para uma altitude de cerca de 11.600 metros e começou uma descida que durou três minutos e meio, deslizando no ar da esquerda para a direita. O menos experiente dos três pilotos, descrevem os investigadores, passou o comando para o segundo principal piloto um minuto antes do impacto.
A sequência foi descrita em uma nota elaborada pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA), órgão do governo francês responsável pelas investigações.

BEA lançará relatório mais completo em junho
As informações têm como base os dados contidos nas caixas-pretas do avião, encontradas neste mês no fundo do oceano Atlântico. Nos próximos meses, o BEA deve elaborar um relatório mais completo sobre o acidente.
Nesta quinta-feira, o órgão havia dito que divulgaria apenas "elementos factuais sobre o decurso do voo que determinarão as circunstâncias do acidente, mas de forma nenhuma suas causas".
Mesmo assim, a Airbus afirmou, em comunicado, que as informações preliminares são um "passo significativo" para entender as causas da queda do avião A330 no oceano Atlântico.
- O trabalho do BEA constitui um passo significante para a identificação completa da cadeia de eventos que levou ao trágico acidente do voo 447 da Air France em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário