MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

segunda-feira, 21 de março de 2011

Governadora lança mutirão de combate a dengue em São Luís



A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, lançaram nesta segunda-feira (21), às 10h, no Palácio Henrique de La Rocque, o mutirão de ações emergenciais para impedir uma epidemia de dengue em São Luís.

O Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal executará os trabalhos do mutirão nos próximos 90 dias. Roseana Sarney entregou aos agentes de endemia  kits de combate ao mosquisto e kits de medicamentos que serão levados para as cidades do estado atingidas pelas enchentes como, Pedreiras, Trizidela do Vale e Bacabal. 

De acordo com o Secretário da SES, Ricardo Murad, na parceria do Estado com a prefeitura de São Luís, 548 agentes de saúde foram capacitados para trabalharam nas residências o combate ao mosquito da dengue. "Os agentes vão trabalhar em ritmo integral. Temos uma meta de visitação que é de pelo menos 35 casas por dia pra cada agente, o que equivale 20 mil imóveis visitados diariamente. 

Sobre a mobilização do Governo do Estado, a governadora falou da importância das prefeituras contribuirem com o mutirão. "O Estado é parceiro de todas as prefeituras do Maranhão no combate à Dengue e contribuir na tranqüilidade da população. Vamos acabar com a dengue”, declarou Roseana. 

O mutirão será realizado com ações rotineiras de visitas domiciliares com inspeções prediais, eliminação e tratamento de criadouros pelas instituições, limpeza pública de terrenos baldios e recolhimento de materiais de grande porte não utilizáveis. Também serão desenvolvidas ações direcionadas em bairros e adjacências da Cidade Operária, Vinhais, Cidade Olímpica, Centro, Anjo da Guarda, Cohatrac, Cohab, Coheb Sacavém, Quebra Pote e Maracanã,  áreas de maior infestação de larvas de mosquito Aedes Aegypti.

Washington Luiz Oliveira, vice-governador do estado, falou sobre a importância do trabalhos desenvolvido pelo Estado no combate a doença. "Tem que ser uma campanha permanente. Estamos fazendo uma mobilização grandiosa, que trará como resultado positivo, o afastamento do risco de epidemia". 

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o mutirão mobilizará equipes do Exército, do Corpo de Bombeiros e 558 agentes de endemias. Serão 20 carros fumacê para a borrifação nos bairros e 10 carros de som para divulgar mensagens de alerta a população sobre a necessidade da participação de todos no combate à dengue. Todos os agentes receberão mochilas de lona fornecidas pela SES com material para o trabalho de campo, e será distribuído material informativo sobre ações necessárias para evitar focos do mosquito.

Para garantir que todos os agentes municipais de endemia participassem do mutirão, a SES assegurou o pagamento de uma ajuda de custo mensal de R$ 150,00 para cada agente, por três meses. Esse acordo com o sindicato da categoria a medida foi necessária porque eles estão em negociação trabalhista com o município e, por decisão judicial, somente 50% deles estavam fazendo as visitas domiciliares que são vitais para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

Portal do Governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário