MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

segunda-feira, 14 de março de 2011

Governo mantém projeto nuclear, mesmo após Japão, diz Lobão

BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje que o governo brasileiro mantém os planos de continuar a investir em energia nuclear, mesmo após os terremotos, seguidos de tsunamis, ocorridos no Japão.
'Não temos nenhuma, penso eu, necessidade de revisão de nada. A não ser aprender com o que aconteceu lá, com alguns procedimentos que possam ser recolhidos e aplicados no futuro', disse o ministro ao deixar a sede do Ministério da Fazenda.
Atualmente, o governo investe em três usinas no município de Angra dos Reis (RJ) e prevê a construção de mais quatro usinas nos próximos anos. A localização das novas termonucleares ainda está sendo definida pelo governo.
'Não temos razão ou motivação para preocupação maior. Vamos prosseguir com o nosso programa. As nossas usinas foram construídas dentro da melhor tecnologia existente e ainda é muito boa. Os próprios técnicos disseram que as usinas japonesas estavam sujeitas a algumas vulnerabilidades que as nossas não estão. Não temos nenhuma razão para duvidar da excelência das usinas nucleares', disse.
Lobão explicou que as usinas japonesas contaram com dificuldades que as nacionais não tem. O ministro disse, por exemplo, que o Japão foi submetido a um tsunami. 'Quando foram construídas as usinas em Agra dos Reis, houve uma avaliação do comportamento das marés e o que poderia acontecer ao longo dos próximos 1 mil anos', ressaltou.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário