MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sedel e Ministério do Esporte discutem criação de núcleo esportivo

Do Imirante



Representantes do Ministério do Esporte e o secretário de Estado Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, visitaram o Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz (Ceocruz) nesta terça-feira (1º). O objetivo é desenvolver um estudo de utilização do complexo para a prática esportiva, para que, em seguida, seja consolidada uma parceria entre o Ministério e a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel).

"É importante que a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) trabalhe em parceria com o Ministério do Esporte. Temos um objetivo em comum que é fortalecer o esporte. Tenho certeza de que esta parceria irá acontecer e, em breve, nossas praças esportivas estarão em perfeitas condições. Vamos tentar transformar o nosso complexo esportivo em um núcleo de esporte e, posteriormente, em um centro de treinamento", afirmou Joaquim Haickel.

De acordo com o assessor da Secretaria Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Mardovan Pontes, a parceria que está sendo formalizada vai viabilizar o desenvolvimento do esporte no Maranhão. "O projeto visa viabilizar as instalações e serviços para o desenvolvimento do esporte. Vamos analisar as necessidades para formar a parceria para estabelecer demanda urgente para ajudar o Maranhão", explicou Mardovan Pontes.

Proposta

Uma proposta abordada, durante a visita, foi a de transformar o complexo esportivo, em um Núcleo de Esporte de Base (NEB) no local. As praças esportivas existentes no Ceocruz estariam interligadas para servir à comunidade e aos atletas iniciantes. Com esse núcleo, será possível aproveitar o talento dos jovens atletas, realizando análises técnicas e investimentos em treinamentos específicos.

De acordo com o consultor do Ministério do Esporte e diretor de projetos do Instituto de Desenvolvimento do Esporte e Ação Social (Ideas), Paulo Roberto Ribas, a criação de um NEB em São Luís é uma oportunidade real de acontecer. Isso porque o Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz foi considerado um espaço excelente para a prática esportiva. Na visão do consultor é preciso recuperar o complexo o mais rápido possível para que ele se torne um Núcleo de Esporte de Base e, posteriormente, um centro de treinamento de alto rendimento.

"O interesse do Ministério do Esporte é regionalizar os centros de treinamento. É importante que já existe interesse e estrutura do governo local para fazer parte desta parceria. Agora, é preciso formalizar o convênio para que atenda a recuperação e gestão do local", disse Paulo Roberto Ribas.

Núcleo de Saúde do Esporte

Uma grande preocupação da Secretaria de Esporte e Lazer e do Ministério do Esporte está relacionada à saúde dos atletas. Por isso, a visita desta terça-feira serviu para a realização de um diálogo a respeito da criação de um Núcleo de Saúde do Esporte no Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz.

Para Silvana Teixeira, superintendente de Esporte e de Rendimento da Sedel, a criação de um centro de excelência esportiva em São Luís será um grande avanço para o Estado. Ela defende que é preciso praticar o esporte aliado à saúde para melhorar a preparação dos atletas.

"Pretendemos implantar esta célula que seria um núcleo de saúde do esporte. Seria o Sectro Laboratorial de Aptidão Física e de Ciência do Esporte (Celafama) no Complexo Esportivo para atender atletas e a comunidade. Não podemos pensar em esporte sem saúde”, alertou Silvana Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário