MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Caetano roda a baiana e encara a Odebrecht

Caetano roda a baiana e encara a Odebrecht 
Artista baiano processa construtora por batizar luxuoso condomínio com o nome Tropicália; irritação do cantor pode envolver antigo parceiro do tropicalismo, Pedro Novis (à esq.), hoje alto executivo da empreiteira; afinal, o nome "Tropicália" pertence a alguém?


Caetano Veloso decidiu encarar uma briga judicial com a Odebrecht. Motivo: ele se irritou com o fato de a empresa batizar de “Tropicália” um majestoso condomínio de luxo em Salvador, inaugurado na semana passada (informação de Lauro Jardim, da Veja). A discórdia entre o cantor e a empreiteira pode ocultar razões que remontam aos efervescentes anos 1960, quando o movimento musical Tropicália foi criado por uma geração de artistas, tendo Gilberto Gil e Caetano como expoentes.
Na época, Caetano teve como amigo e parceiro o hoje executivo Pedro Novis. Eles compuseram juntos algumas músicas, entre elas Relance, de 1967, que é conhecida na voz de Gal Costa. Novis se desligou do movimento e é hoje dono de uma bem sucedida carreira na área corporativa, boa parte dela dentro da Odebrecht onde ocupa atualmente o cargo de conselheiro administrativo. E a escolha do nome certamente é uma homenagem do executivo à um movimento cultural do qual ele próprio fez parte.
A irritação de Caetano talvez resida nesta apropriação do nome por um antigo parceiro que trilhou outros caminhos. Segundo informou a empresa, o condomínio ganhou esse nome em homenagem a Tropicália, expressão que, aliás, apareceu pela primeira vez em uma obra de Hélio Oiticica. De acordo com o INPI, instituto nacional da propriedade industrial,  não há qualquer impedimento para o uso comercial do termo Tropicália. Caetano, porém, decidiu processar a construtora.

brasil247.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário