MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sócrates passa a noite na UTI em estado grave

Socrates 450
Sócrates quando se recuperava da primeira internação


O ex-jogador Sócrates voltou a ser internado nesta segunda-feira (5) no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e passou a noite na UTI, em estado grave. A reportagem da Record entrou em contato com sua mulher, Kátia Bagnarelli, que disse que o motivo da internação foi um novo sangramento.

Segundo Kátia, o estado de Sócrates é grave. O hospital deve divulgar um boletim com maiores informações em breve.

Sócrates já havia sido internado no último dia 19, após apresentar quadro de hemorragia digestiva alta devido à hipertensão portal. Ele foi submetido a um procedimento de descompressão da hipertensão portal através de radiologia intervencionista. No dia 27, o comentarista recebeu alta após nove dias internado.

A hemorragia sofrida pelo ex-craque aconteceu devido a um aumento de pressão na veia porta, que é formada por duas outras veias. Ela passa por dentro do fígado e qualquer alteração que impeça a passagem adequada do sangue por esse canal faz com que haja um aumento de pressão e todas as veias se dilatam, podendo se romper e levar ao sangramento. É uma espécie de varizes no estômago.

Ricardo Barbuti, gastroenterologista clínico pelo Hospital das Clínicas da USP consultado pelo R7, afirmou que o ex-atleta precisaria de acompanhamento pelo resto da vida e que seu caso era irreversível, podendo até mesmo ser necessário um transplante de fígado.

Quando estava em recuperação, Sócrates mostrou otimismo e disse que "não fugiria da luta". Na ocasião, ele disse que estava se sentindo bem, apesar dos "dias malucos" que havia passado. Sócrates também se comprometeu a não ingerir mais bebidas alcoolicas, coisa que fazia com regularidade e que culminou em uma crise de cirrose hepática.

Conhecido como "Magrão" e Doutor Sócrates por sua formação em medicina, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi uma das estrelas da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Em sua vitoriosa carreira, o jogador se destacou durante passagem pelo Corinthians, clube que defendeu de 1978 até 1984. Ele também passou por Botafogo-SP, Flamengo e Santos, no Brasil, e Fiorentina, na Itália. Aos 57 anos, o ex-atleta hoje é médico, colunista da revista Carta Capital e comentarista do programa Cartão Verde, da TV Cultura.

Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário