Na edição de quarta-feira, o jornal Folha de S. Paulo publicou, na prestigiada coluna Painel, informação segundo a qual o presidente Lula teria prometido ao presidente do PCdoB, Renato Rabelo, que se empenharia pessoalmente para que o PT apoie dois candidatos a prefeito em capitais: a deputada federal Manuela D’Ávila, em Porto Alegre (RS), e o atual presidente da Embratur, Flávio Dino, em São Luís.
Ontem, numa das costumeiras conversas por telefone entre o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e o ex-presidente Lula, nas quais trocam impressões sobre o panorama político e econômico nacional, a nota do Painel veio à tona.
O ex-presidente Lula demonstrou surpresa com a tal informação e desmentiu integralmente a suposta conversa que teria tido com o presidente do PCdoB. Para começo de conversa, Lula disse que há pelo menos dois anos não fala com jornalistas da Folha de S. Paulo e que, independente disso, a tal conversa com o presidente do PCdoB não aconteceu.
E foi categórico que dele não partiu tal informação. Na conversa, Lula disse a Sarney que aprova integralmente a aliança do PT com o PMDB no Maranhão, para ele uma articulação vitoriosa, que deve ser mantida para as eleições municipais do ano que vem.
Ele acha que o comando das articulações para a definição de candidaturas à Prefeitura de São Luís deve ser da governadora Roseana Sarney e do vice-governador Washington Oliveira, que comandam os dois partidos.
Lula foi categórico na conversa com Sarney: não deu qualquer declaração sobre sucessão municipal em São Luís e enfatizou que a sua expectativa é no sentido de que a aliança do PT com o PMDB seja reafirmada na corrida às urnas na capital do Maranhão.
(Comentário meu: Como se vê, o PCdoB e talvez o próprio Flávio Dino plantaram o factóide na Folha, o que demonstra mais uma vez que ele está mesmo interessado em disputar a eleição em São Luís ano que vem).
Do Blog do Décio
Nenhum comentário:
Postar um comentário