MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Em Brasília, Pinto Itamaraty denuncia Vale por aplicar calotes em empresas no MA e PA



Discurso do deputado:

O Maranhão está em alerta com as notícias que bombardeiam jornais e blogs envolvendo a mineradora Vale e empresas terceirizadas. De acordo com estas notícias, a Vale teria dado “calote” nas empresas contratadas, fato que levou a demissões em massa de maranhenses e paraenses e falência de empresas renomadas no Estado.

A Vale é acusada de “quebrar” empresas como a Covap, Logus e WO Engenharia, esta última sendo a mais prejudicada, com um rombo em torno de R$32 milhões de reais. O diretor da WO, Osmar Fonseca dos Santos, disse que já foram demitidos mil funcionários no Pará e mil e quinhentos no Maranhão por conta da quebra de contrato.

Foram 2.500 pais e mães de famílias que perderam o emprego; são empresas que contribuem para o crescimento do nosso Estado e estão simplesmente tendo que fechar as portas, causando danos ao mercado / sociedade maranhenses. E nada foi feito, até agora, para que esta situação seja contornada.

Caros colegas, ainda de acordo com as denúncias veiculadas na imprensa maranhense, os contratos com as terceirizadas foram firmados com a colaboração de funcionários da Vale, que recebiam propinas dos empresários que, caso não o fizessem, sofriam ameaças e deboches por parte desses funcionários. Um sistema claro de corrupção que acontece há anos, que já causou inúmeras rixas entre fornecedores e vergonha para o povo do meu Estado.

 Não acredito que a direção da Vale tivesse conhecimento sobre este tipo de funcionário trabalhando em suas dependências. Mas sobre isso a mineradora, também, ainda não se manifestou.

Porém, não podemos mais esperar, é chegada a hora de fazer justiça, de dar ouvidos a quem precisa falar e se libertar de um sistema corrompido.

 O Maranhão está cheio de empresas que precisam de um espaço no mercado e, mais que isso, possuem competência para realizar bons trabalhos e gerar grande número de empregos no Estado, mas estão sendo impedidos por um e outro que se acham no direito de “beneficiar” poucos, pessoas que trocam a competência pelo dinheiro e buscam, de forma desonesta, o triunfo de um trabalho. Precisamos, Srs. e Sras. parlamentares, dar um basta nisso!  

A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, atua em 38 países, nos cinco continentes. Foi criada pelo governo brasileiro em 1942, chegou ao Maranhão em 1978, com a construção da Estrada de Ferro Carajás e, em 1997, foi privatizada pelo governo Fernando Henrique Cardoso, gerando, até hoje, milhares de empregos diretos e indiretos, com lucro líquido que atingiu a marca de 10,6 bilhões de reais só no terceiro trimestre de 2010. No mesmo ano liderou a lista de maior exportadora brasileira, ultrapassando até mesmo a Petrobras.

Em sua trajetória enfrentou denúncias de crimes ambientais, acidentes ao longo de suas ferrovias, invasão de terras indígenas, entre outros. Agora, diante de mais uma depreciação de sua imagem perante a sociedade brasileira, é preciso que se esclareça o que realmente está acontecendo, quais os motivos para tal descaso com o empresariado maranhense e quais as possíveis soluções imediatas.

Diante disso, Sr. Presidente, peço aos colegas parlamentares, especialmente aos maranhenses, que entrem nessa discussão. Vamos buscar respostas, escutar os empresários que sofrem com esta situação e temem pelo fim de seus negócios. Eles precisam ser ouvidos, precisam de ajuda para que as empresas e a própria sociedade não sejam mais prejudicadas do que já estão sendo. Crises não são um problema só das organizações, mas também de todos as partes afetadas.

Precisamos, por outro lado, saber o posicionamento da Vale sobre estas denúncias. A minha assessoria entrou em contato para ter conhecimento sobre o que diz a mineradora, mas até o momento não obtivemos retorno. Pedimos aos diretores da Vale que se manifestem e nos ajudem com o esclarecimento deste caso, mais um que o povo conta com o nosso apoio, deputados e deputadas federais eleitos para defendê-los.

Não calemos diante dessa situação!

Muito obrigado a todos,
Dep. Pinto Itamaraty

Um comentário:

  1. A Prefeitura de paço do lumiar é uma verdadeira bagunça.Quem manda lá são meia duzia de vereadores pilantras que fazem o que querem, pois tem a prefeita nas mãos, não estão nem ai para o povo, só pensam neles.
    O time é composto polos Vereadores:Almeida, Charuto, Orlete, Raimundo careca,fernando Muniz,Itaparandi.

    ResponderExcluir