MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Internos de Pedrinhas recebem atendimentos médico e odontológico

                                               Gilson Teixeira


Mais de 100 internos do Presídio São Luís e do Centro de Custódia de Presos de Justiça de Pedrinhas (CCPJ) tiveram sua rotina modificada, nesta segunda-feira (7). Eles receberam, durante toda a manhã, atendimentos de várias especialidades na área de saúde, incluindo os serviços odontológicos.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) em parceria com a Defensoria Pública do Estado e da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Três profissionais da área de odontologia passaram o dia na unidade prisional abordo do Odontomóvel (veículo adaptado para realizar tratamentos dentários) com trabalhos de prevenção, curativos e extrações dentárias.

Os detentos, também, tiveram acesso a atendimento médico, com a presença de um clínico geral. Os casos mais graves foram encaminhados para um tratamento externo.

O secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, ressaltou a importância dos atendimentos para dar aos internos uma possibilidade de vida melhor. “Com essa assistência, o interno pode aliviar possíveis problemas dentários e prevenir problemas mais sérios. O ganho é visível dentro do próprio presídio, melhorando o convívio na unidade prisional”, disse o secretário.

Sérgio Tamer afirmou que essa ação faz parte do processo de ressocialização dos internos. Ainda de acordo com o secretário, é uma das prioridades do plano de ações da gestão, firmar novas parcerias com diversas instituições, para fortalecer atividades assistenciais a população carcerária do estado.

Diagnóstico

Durante o atendimento, o secretário, acompanhado de uma comitiva da Sejap, visitou todo o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Em conversa com o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, João Bispo Serejo e do superintendente de Controle e Execução Penal, Fredson Pinheiro, Sérgio Tamer fez uma análise de toda a estrutura física e corpo técnico do Presídio São Luís.

Um dos pontos visitados pelo secretário foi a fábrica de bolas. No local, cerca de 480 internos desenvolvem atividades profissionais confeccionando bolas esportivas. “O intuito é criar um diagnóstico das unidades prisionais de todo o Complexo. A partir disso, estaremos direcionando os investimentos para a melhoria de cada unidade prisional. Vamos ainda intensificar os projetos desenvolvidos em parceria com o Ministério da Justiça (MJ)”, ressaltou o secretário.

Os trabalhos odontológicos serão encerrados no fim da tarde desta terça-feira (8). O atendimento médico permanecerá com consultas diárias aos internos, em uma sala na CCPJ.
PORTAL DO GOVERNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário