MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Roberto Costa: aeroporto de SL pode ser interditado



O deputado Roberto Costa (PMDB), utilizou a Tribuna da Assembleia, nesta quinta-feira (24), para alertar sobre os perigos de avifauna nas operações áreas do Aeroporto Internacional Cunha Machado.

“Quero trazer esta preocupação porque o Aeroporto tem um papel fundamental no crescimento do Maranhão”, disse o deputado.

Roberto Costa abordou amplamente o relatório da Infraero que afirma haver um grande potencial de acidentes aéreos que possam ser provocados por aves que habitam a região.

O grande motivo, segundo o relatório, seria o lixo acumulado no aterro da Ribeira, administrado pela prefeitura de São Luís, localizado a 7 km do aeroporto.

Roberto Costa cobrou ações imediatas da prefeitura. Segundo o deputado, o relatório informa que o prefeito de São Luis já foi comunicado diversas vezes e ainda não tomou nenhuma iniciativa para realizar o tratamento adequado ao aterro da Ribeira.

“O aeroporto vive um momento de dificuldade e o prefeito precisa tomar iniciativas imediatas, pois a Infraero até o presente momento não teve êxito para solucionar o problema”, disse Roberto.

O deputado apresentou uma situação que o relatório aponta como crucial. A presença principalmente de urubus na pista 6, onde ocorrem 95% das operações e nas proximidades de onde o aterro está localizado.

Roberto Costa mencionou que o relatório pede a intervenção do Cunha Machado junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim. Este último, teria encaminhado um comunicado à governadora Roseana Sarney, em 8 de fevereiro, solicitando providências com vistas a solucionar o problema do Aterro da Ribeira.

“Com o objetivo de assegurar a segurança das operações no aeroporto de São Luis, suas atividades poderão ser restritas pela autoridade de Aviação Civil”, disse o parlamentar, lendo o ofício do Ministro Nelson Jobim.

Outro que preocupa Roberto Costa é o aumento no número de vôos, o que amplia a probabilidade de acidentes. Só em janeiro deste ano foram registrados no Cunha Machado 2.056 voos domésticos e 15 internacionais.

“Queremos que a prefeitura de São Luis, que já foi notificada pelo Ibama, realize o trabalho de limpeza, porque existe um grande risco de acidentes no aeroporto, por conta dos urubus que são atraídos pelo lixo”, cobrou. “Uma cidade turística como São Luis, não pode passar a vergonha de ter o aeroporto fechado. A prefeitura tem que assumir sua responsabilidade”, completou.

Roberto Costa ainda informou que o Ministério Público Estadual recomendou a construção de um novo aterro, em outro local, com distância de pelo menos 20 km do Aeroporto Internacional e finalizou afirmando que caso o problema não seja solucionado o Cunha Machado poderá ser fechado. “Diante dessa situação teremos que utilizar a Baía de são Marcos para sair de São Luís”.

Portal da Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário